“Semiótica no Brasil e na América Latina” é tema de evento on-line

Ciclo de debates começa nesta quarta-feira, dia 21, às 16 horas, com transmissão pelo canal da USP no Youtube

20/10/2020 - Publicado há 4 anos

Pesquisadores latino-americanos têm contribuído significativamente para o avanço das teorias e para a inovação dos métodos e objetos de estudo na área da semiótica. Essa contribuição vai ser demonstrada no ciclo de debates on-line Caminhos da Semiótica no Brasil e na América Latina, que começa nesta quarta-feira, dia 21, às 16 horas, e se estenderá até o próximo ano. O evento, que será transmitido pelo canal da USP no Youtube, é organizado por professores de três universidades paulistas – USP, Universidade Metodista de São Paulo e Universidade de Sorocaba (Uniso).

Já estão programados três debates do ciclo. O primeiro deles, nesta quarta-feira, às 16 horas, terá a participação da professora Lucia Santaella , da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, e do professor José Paz Gago, da Universidade de la Coruña, na Espanha, com mediação do professor Roberto Chiachiri, da Metodista.

A professora Clotilde Perez, da Escola de Comunicações e Artes (ECA), uma das organizadoras do evento – Foto: Arquivo pessoal

O segundo debate será no dia 17 de novembro, também às 16 horas. Ele terá a presença da professora Diana Luz Pessoa de Barros, da USP, e do professor José Luiz Fernandes, da Universidade de Buenos Aires, na Argentina. A mediação será da professora Clotilde Perez, da USP.

Previsto para o dia 8 de dezembro, sempre às 16 horas, o terceiro encontro do ciclo será mediado pela professora Maria Ogécia Drigo, da Uniso, e terá a participação dos professores Jean Cristtus Portela, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), e José Enrique Finol, da Universidade del Zulia, na Venezuela.

“Os eventos são destinados aos alunos de graduação e pós-graduação, aos professores de Comunicação e Semiótica e a todos aqueles que buscam teorias e métodos úteis ao entendimento da complexidade das linguagens e da vida em sociedade”, afirma a professora Clotilde Perez, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, uma das organizadoras do ciclo.

Caminhos da Semiótica no Brasil e na América Latina tem o apoio da Cátedra Unesco de Comunicação, da International Association for Semiotic Studies (IASS), da Federatión Latinoamericana de Semiótica (Fels) e da Associação Brasileira de Estudos Semióticos (Abes).

Os debates do ciclo Caminhos da Semiótica no Brasil e na América Latina, que serão realizados nos dias 21 de outubro, 17 de novembro e 8 de dezembro de 2020, sempre às 16 horas, serão transmitidos ao vivo pelo canal da USP no Youtube. O acesso é grátis.