Orquestra de Câmara da USP se apresenta com grupo de ex-alunos

Concerto com a Filarmônica de Pasárgada acontece neste sábado, dia 19, às 16 horas, na Cidade Universitária, em São Paulo

17/08/2023 - Publicado há 8 meses
Os músicos da Filarmônica de Pasárgada – Foto: Zé Vicente

Em 2008, alunos do curso de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP formaram o grupo Filarmônica de Pasárgada, com o objetivo de interpretar as canções do compositor Marcelo Segreto, aluno do mesmo curso. Neste sábado, dia 19, às 16 horas, os músicos retornam à Universidade para uma apresentação com a Orquestra de Câmara (Ocam) da ECA. A entrada é grátis.

“A Filarmônica tem essa brincadeira com a música clássica, com trocadilhos de palavras na canção, que é cheia de ironia e duplo sentido”, diz o maestro André Bachur, da Ocam, regente do concerto. Samba, funk, soul, valsa e outros gêneros serão apresentados em composições de Segreto, Gilberto Mendes e Igor Stravinsky.

Segundo Bachur, Mendes e Stravinsky também dialogam com o repertório da Filarmônica de Pasárgada. “Dentro dos arranjos e das músicas da Filarmônica, a gente encontra traços de música brasileira”, diz o maestro. “Você vai ouvir momentos que se relacionam, momentos de orquestração no Gilberto Mendes e no Stravinsky. São compositores que também trazem ironia em suas obras.”

“Vai ser completamente fora do eixo do que a gente está acostumado nas orquestras”, antecipa Lucas Coelho, assistente de direção artística da Ocam, referindo-se ao programa do concerto, que não será convencional. O figurino dos membros da Filarmônica e da Ocam foi pensado especialmente para a ocasião do encontro entre os músicos. Além disso, jogos cênicos, brincadeiras e misturas entre as peças fazem parte da apresentação.

“Na Ocam, a gente gosta de experimentar coisas diferentes e de sempre trazer a orquestra para os dias atuais; dessa vez será mais um espetáculo do que um concerto”, destaca Bachur. “A nossa ideia é trazer uma experiência de entretenimento e diversão para quem vier ao espetáculo.”

O concerto da Ocam com a Filarmônica de Pasárgada acontece neste sábado, dia 19, às 16 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. A Ocam sugere ao público a doação de agasalhos e alimentos não perecíveis, que serão doados a comunidades do bairro do Butantã, vizinho à Cidade Universitária. A retirada de ingressos deve ser feita no site do evento. Mais informações estão disponíveis na plataforma Instagram da Ocam.

Cartaz da apresentação da Orquestra de Câmara da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP com a Filarmônica de Pasárgada, neste sábado, dia 19 – Foto: Reprodução/Ocam