Alunos da USP exibem animações no prédio da Fiesp, em São Paulo

Em parceria com a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, atração do Festival de Linguagem Eletrônica (File) pode ser visitada até 27 de agosto

 02/08/2023 - Publicado há 9 meses

Texto: Rebeca Fonseca (estagiária)*

Arte: Joyce Tenório (estagiária)**

Detalhe do cartaz de divulgação do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File), com imagem de Anaísa Franco - Foto: Divulgação/File

Um semáforo gigante, rostos que se transformam em outros e uma vista aérea da Avenida Paulista. Essas e outras obras de arte eletrônica podem ser vistas diariamente, das 19 às 6 horas, na fachada do edifício da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na Avenida Paulista, em São Paulo. Com mais de 100 mil lâmpadas de LED, o painel projeta obras de alunos do curso de Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e de outros artistas do Brasil e do exterior. A atração, denominada File Led Show, faz parte da programação do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File), que acontece na capital paulista até 27 de agosto.

A edição de 2023 do File inclui instalações interativas, oficinas, workshops e performances, reunidas sob o tema “Singularidades Interativas”. No evento, trabalhos de artistas nacionais e internacionais foram selecionados para investigar a relação entre as inteligências artificial e humana e como essa interação possibilita novas formas de arte.

Todas as obras expostas no File são feitas utilizando tecnologia eletrônica e digital, que definem a arte eletrônica, explica Silvia Laurentiz, professora do Departamento de Artes Plásticas (CAP). O Brasil é um polo de produção dessa forma de arte na América Latina e no mundo, segundo a docente. Para o File LED Show, os alunos criaram animações, mas o conceito é amplo e inclui ainda música, vídeos e jogos.

A parceria do File com a ECA selecionou alunos da disciplina Multimídia e Intermídia I, ministrada por Silvia Laurentiz, para exporem seus trabalhos. Uma das fundadoras do evento, Paula Perissinotto, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA, acompanhou os estudantes da disciplina em outros anos e propôs a parceria, tendo em vista a importância do aprendizado e o caráter laboratorial que a oportunidade poderia proporcionar. 

Animação criada pelos alunos Gustavo de Oliveira, Giovanna Bars, Laura Alves, Larissa Martins e Dorivan Conceição - Foto: Cedida pelos alunos
Prédio da Fiesp iluminado com a animação criada pelos alunos João Vitor Otero, Julia Barbosa, Letícia Bruni, Sarah Jesus e Vito Sendrete - Foto: Cedida pelos alunos
Fachada da Fiesp exibindo a animação criada pelos alunos Ana Caroline, Daniel Alexsander, Isabella Stael, Laura Diaz Mateus Andrei, Rafael Zacchi- Foto: Cedida pelos alunos

Para criar os trabalhos projetados no prédio da Fiesp, os alunos se dividiram em cinco grupos e escolheram o tema “Cotidianos Imperceptíveis”. A proposta é lançar luz sobre como o automatismo da vida moderna faz com que determinados acontecimentos e ações passem despercebidos na vida diária. Os estudantes pretendem chamar a atenção do público com combinações de imagens que criticam e expõem ideias sobre o que há de mecânico na rotina.

Os estudantes Gustavo de Oliveira, Giovanna Bars, Laura Alves, Larissa Martins e Dourivan Conceição Lima criaram um GIF de um semáforo gigante. “Por alguns segundos, nós transformamos o prédio da Fiesp em um semáforo, mas as ações dele, no entanto, não são tão convencionais como estamos acostumados a observar pela cidade”, explica Gustavo. A quebra de expectativa presente na animação dos alunos faz parte das outras criações também. 

O grupo utilizou programas de animação e edição de vídeo. Segundo Gustavo, o software Adobe Animate foi usado para criar os bonecos de trânsito e as interações deles com o espaço. Posteriormente, o Adobe Premiere foi utilizado para adequar o projeto aos padrões técnicos do File. 

O GIF do semáforo é seguido pela animação dos alunos João Vitor Otero, Julia Barbosa, Leticia Bruni, Sarah Jesus e Vitor Sendrete. O grupo animou rostos girando com técnicas de fotografia, modelagem 3D, geração de imagem com inteligência artificial e edição de vídeo. “As texturas dos rostos se alteram entre as de pessoas reais e algumas geradas artificialmente, trazendo a discussão da pós-verdade e da inteligência artificial”, detalha João Vitor.

Sobre a experiência, Gustavo diz que é uma chance de concretizar as práticas e teorias ensaiadas em sala de aula, assim como a possibilidade de lidar com documentações e exigências de um espaço importante dentro de um circuito muito almejado. João Vitor acrescenta: “É uma oportunidade única de expandir meu portfólio e mostrar meu trabalho em um ambiente de prestígio”.

Fachada da Fiesp projetando as animações criadas pelos alunos de Artes Visuais - Vídeo: Cedido pelos alunos

Cartaz da atração "Cotidianos Imperceptíveis" - Foto: Divulgação/File

Para a professora Silvia Laurentiz, a participação no File permite que os alunos explorem espaços expositivos não convencionais. A localização do evento em uma das principais vias do País garante uma imensa visibilidade às obras de arte, ela destaca. “Estar na Avenida Paulista proporciona uma interação com a cidade em atividades de extensão e conexão com a sociedade, ampliando a qualidade da formação dos nossos alunos.”

A professora destaca que a experiência com imagens em grande escala não é usual para os estudantes. A parceria apresentou novos desafios e os levou a pensar em limitações técnicas, diferentes formatos de vídeo, realizações de testes e ajustes nas imagens, até que o resultado esperado fosse atingido. Silvia ressalta ainda como o contato com artistas de diferentes países amplia os horizontes dos alunos.

A professora Silvia Laurentiz, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP - Foto: Arquivo pessoal

O File Led Show é exibido diariamente, das 19 às 6 horas, até 27 de agosto, na fachada do edifício da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), localizado na Avenida Paulista, 1.313, Jardins, em São Paulo. As outras atrações do File ocorrem no Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp, de terça a domingo, das 10 às 20 horas, no mesmo endereço. Entrada grátis. Mais informações estão disponíveis no site do File.

* Sob supervisão de Roberto C. G. Castro
** Sob supervisão de Moisés Dorado do Santos e Simone Gomes de Sá

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.