Música renascentista é tema de aula-concerto nesta semana

Quinto encontro do ciclo “A Matemática dos Afetos” acontece nesta quinta-feira, dia 22, no Centro Maria Antonia da USP

20/06/2023 - Publicado há 11 meses
Foto: Freepik – Fotomontagem Jornald a USP
Nesta quinta-feira, dia 22, às 17 horas, acontece a quinta aula-concerto do ciclo A Matemática dos Afetos: Um Painel da Música Medieval e Barroca, com curadoria do pianista Dante Pignatari. Desta vez, a aula será ministrada pela cantora Fernanda Ribeiro, acompanhada por Iara Ungarelli (viola de gamba), Pedro Augusto Diniz (harpa) e Lucas Debortoli (flautas renascentistas).
+ Mais

Aulas-concertos vão explorar 800 anos de história da música

Iniciado em abril, o ciclo é uma série de aulas-concerto quinzenais que percorrem 800 anos de história da música ocidental. Neste mês, as aulas abordam a música do período que vai do final do século 12 ao século 17, incluindo o repertório da Escola de Notre Dame, o madrigal italiano e as criações dos compositores Orlando de Lassus e Giovanni Palestrina. No segundo semestre, o ciclo oferecerá aulas-concertos sobre a melodia vocal cantada, utilizada na ópera e na canção. Depois, encerrando o ciclo, a professora Monica Lucas, do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, coordenará aulas-concertos dedicadas à música instrumental.

“A música clássica tem todo um lado teórico. Nesse formato de aula-concerto, você ressalta alguns aspectos da estrutura da música e os executa em seguida”, explicou o curador Dante Pignatari, em entrevista ao Jornal da USP (leia aqui). Formado em Piano pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, com o professor Caio Pagano, Pignatari completou a formação no instrumento com Daisy de Luca, no Brasil, e Jorge Federico Osorio, em Londres, na Inglaterra. É mestre em Estudos de Performance Musical pela City University, de Londres, e doutor em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Dante Pignatari – Foto: prefeitura.sp.gov.br

A quinta aula do ciclo A Matemática dos Afetos: Um Painel da Música Medieval e Barroca será realizada nesta quinta-feira, dia 22, às 17 horas, no Centro Maria Antonia da USP (Rua Maria Antonia, 258, Vila Buarque, em São Paulo, próximo às estações Santa Cecília e Higienópolis-Mackenzie do Metrô). Entrada grátis (retirada de senha com uma hora de antecedência na portaria do Centro Maria Antonia). Mais informações e a programação completa do primeiro semestre do ciclo estão disponíveis neste link.