Orquestra Sinfônica da USP recebe músicos da Argentina

Concerto será realizado neste sábado, dia 1º, às 16 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo

29/06/2023 - Publicado há 10 meses

Texto: Redação

Arte: Gabriela Varão

Luis Gorelik - Foto: Coda/Art Music Agency

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) inicia o mês de julho com um concerto que traz um pouco da cultura argentina para o palco do Centro Cultural Camargo Guarnieri da USP. O quinto concerto da série Esculpir o Tempo contará com a presença dos músicos argentinos Luis Gorelik, na regência, e Eduardo Isaac, no solo de violão. A apresentação gratuita será realizada neste sábado, dia 1º de julho, às 16 horas, e os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na plataforma Appticket.

Em Esculpir o Tempoque traz convidados para regência e solo, os programas foram montados sobre uma tríade: a tradição – o nacional – a contemporaneidade. Os maestros estrangeiros convidados trarão sempre algo especial e típico de suas terras.

Para o maestro Gil Jardim, diretor da Osusp, o convite aos artistas argentinos foi muito especial. “Gorelik é um profissional de vasta experiência, com trânsito enorme com orquestras europeias, americanas, com repertório imenso com a música de concerto, com a ópera, com os balés, uma figura que tem uma percepção muito aguçada da música na cena mundial. Isso nos interessa sempre. Com ele estará um ótimo solista, o Eduardo Isaac, que atua com orquestras por esse mundo afora.”

Professor de Direção Orquestral da Universidade Nacional das Artes (UNA), na Argentina, e diretor titular da Orquestra Filarmônica de Entre Ríos, província no nordeste do país, localizada entre os rios Paraná e Uruguai, Luis Gorelik irá executar a Sinfonia nº 3 em Mi Bemol Maior, Op. 55, de Ludwig van Beethoven, também conhecida como “Eroica”, composição que havia sido dedicada a Napoleão Bonaparte, mas a homenagem foi rasgada pelo compositor assim que o então líder militar se proclamou imperador.

Gil Jardim - Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Gil Jardim – Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

A Orquestra Sinfônica da USP executará obras de Ludwig van Beethoven e do argentino Eduardo Falú – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Com solo de Eduardo Isaac, completa a apresentação a Suite Argentina, para violão e orquestra, do compositor argentino Eduardo Falú (1923-2013). Em seis movimentos, Carnavalito, Misachico, Bailecito, Zamba, Estilo e Malambo, a obra reúne ritmos tradicionais argentinos.

A escolha de Gorelik destaca a cultura argentina. “Falú é um ícone da música de seu país, um artista que produziu canções que tocam a alma argentina sempre”, exalta Jardim.

O concerto da série Esculpir o Tempo, da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), acontece neste sábado, dia 1º, às 16 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Ingressos podem ser obtidos através da plataforma Appticket. Parte dos ingressos será distribuída no dia do evento. A Osusp sugere ao público a doação de alimentos não perecíveis e de agasalhos, que serão doados a comunidades do Butantã, em São Paulo, e aldeias indígenas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3091- 3000 e no site da Osusp.

Elcio Silva