Festival Coralusp começa nesta sexta-feira na Cidade Universitária

Conjuntos corais vão apresentar diferentes estilos e gêneros musicais a partir desta sexta-feira

15/06/2023 - Publicado há 11 meses
O Coral da USP é formado atualmente por 12 grupos, que se dedicam a diferentes estilos e gêneros da música vocal. Acima, o grupo Dona Yayá – Foto: Raquel Siphone/Coralusp

O 14º Festival Coralusp, promovido pelo Coral da USP (Coralusp), começa neste fim de semana, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo. Na sexta-feira, sábado e domingo, dias 16 (às 20h30), 17 (às 11 e às 20h30) e 18 (às 11 e às 18 horas), grupos corais vão se apresentar cantando diferentes estilos e gêneros musicais. Aberto à comunidade em geral, o festival continua no fim de semana seguinte, dias 23, 24 e 25. A entrada é grátis.

O evento terá a participação dos 12 grupos que compõem o Coralusp e de conjuntos convidados, como os corais das Universidades de Campinas (Unicamp), Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Federal de São Paulo e Presbiteriana Mackenzie, além de coros juvenis e coros mantidos pelas Prefeituras de Jundiaí e Santo André.

O diretor artístico do Coralusp, Eduardo Fernandes, destaca a diversidade da programação. “É uma mostra significativa do que se faz no canto coral hoje, com repertório diverso de músicas populares, eruditas e sacras, além de grupos que cantam de uma forma não tradicional, o que chamamos de coro cênico, que mistura a linguagem da música com o teatro”, ele diz.

Confira abaixo a programação completa do 14º Festival Coralusp.

▪ 16 de junho (sexta-feira), às 20h30

Coralusp Sestina, Coral Unifesp e Coro Jovem do Estado de São Paulo

▪ 17 de junho (sábado), às 11 horas

Coral Jovem do Colégio Jardim São Paulo, Coro Infanto-Juvenil da Associação Contraponto e Coral Jovem Mackenzie

▪ 17 de junho (sábado), às 20h30

Coralusp Azul, Coralusp Sul Fiato e Coro da Cidade de Santo André

▪ 18 de junho (domingo), às 11 horas

Coralusp 12 em Ponto, Madrigal In Casa e Coral Municipal de Jundiaí

▪ 18 de junho (domingo), às 17 horas

Coralusp Lapa e Dona Yayá, Coral da ECA e Collegium Musicum

▪ 23 de junho (sexta-feira), às 20h30

Madrigal Viva Voz/Coral Todos os Cantos, Coralusp Tarde e Feminino e Coral Escola Comunicantus

▪ 24 de junho (sábado), às 11 horas

Coralusp XI de Agosto, Coro Osvaldo Lacerda e Canarinhos da Terra – Unicamp

▪ 24 de junho (sábado), às 20h30

Coralusp Zimana, Coralusp Jupará e Cia Canto Vivo

▪ 25 de junho (domingo), às 11 horas

Coralusp Feminino, Madrigueiros e Coral Adultos Iniciantes EMESP Tom Jobim / Coral do Museu de Arte Sacra de São Paulo

▪ 25 de junho (domingo), às 17 horas

Coralusp Andante, Madrigal Unesp e Coro Contemporâneo de Campinas

Banner do evento – Foto: Divulgação/Coralusp

O 14º Festival Coralusp, promovido pelo Coral da USP, acontece nos dias 16, 17, 18, 23, 24 e 25 no Anfiteatro Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis.