Orquestra de Câmara da USP faz dois concertos nesta semana

Conjunto se apresenta nesta quinta-feira, na Cidade Universitária, e no domingo, no Instituto Tomie Ohtake

14/06/2023 - Publicado há 11 meses
Orquestra de Câmara da USP vai apresentar repertório francês do século 20 – Foto: Marcelo Macauê/Ocam

Música francesa do século 20 compõe o repertório dos dois concertos que a Orquestra de Câmara (Ocam) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP vai apresentar nesta semana. Nesta quinta-feira, dia 15, às 20 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo, e no domingo, dia 18, às 11 horas, no Instituto Tomie Ohtake, também em São Paulo, a orquestra vai executar O Banquete da Aranha, de Albert Roussel (1869-1937), e a Sinfonietta, de Francis Poulenc (1899-1963). Nas duas ocasiões, a Ocam será regida pelo maestro André Bachur.

O Banquete da Aranha (Le Festin de l’Araignée) é um balé composto por Roussel em 1913. A obra “leva o ouvinte a se teletransportar para o banquete desse aracnídeo se alimentando dos insetos que caem em sua teia”, segundo texto publicado no site da ECA. Já a Sinfonietta é uma obra orquestral de Poulenc criada em 1947.

As apresentações têm entrada gratuita. Para o concerto no Anfiteatro Camargo Guarnieri, a entrada se dá com a doação de 1 quilo de alimento não perecível ou um agasalho ou cobertor – o chamado “ingresso solidário”. Os alimentos e roupas arrecadados serão doados a comunidades do Butantã, bairro paulistano vizinho à Cidade Universitária.

Nascido em Tourcoing, no norte da França, Roussel estudou matemática antes de se tornar compositor. Influenciado no início da carreira por Debussy e Ravel, escreveu quatro sinfonias, balés – dos quais O Banquete da Aranha é o mais famoso – e música de câmara, como as Sonatas para Violino em Ré Menor e em Lá Maior.

Poulenc é natural de Paris. Sua vasta produção musical inclui óperas, obras vocais – entre eles um Stabat Mater -, sonatas para violino e piano, composições para piano, corais e canções.

Criada em 1995 pelo maestro e professor da ECA Olivier Toni, a Ocam é formada por alunos do Departamento de Música da ECA e de cursos de extensão universitária, com o objetivo de complementar a formação de jovens músicos e difundir a cultura musical. É dirigida pelo maestro Gil Jardim desde 2001. “Atualmente a Ocam conta com 45 instrumentistas, quadro que se renova anualmente através de testes de admissão. Os mais de 800 músicos que foram seus membros hoje integram orquestras profissionais nacionais e internacionais”, informa o site da orquestra.

Banner do evento – Foto: Divulgação/OCAM ECA-USP

Os concertos da Orquestra de Câmara (Ocam) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP serão realizados nesta quinta-feira, dia 15, às 20 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, São Paulo), e no domingo, dia 18, às 11 horas, no Instituto Tomie Ohtake (Rua Coropés, 88, Pinheiros, São Paulo). Entrada grátis (para o concerto do dia 15, a Ocam pede a doação de 1 kg de alimento ou um agasalho ou cobertor, que serão doados para comunidades carentes).