Mural no campus de Bauru comemora 90 anos da USP

Obra do artista plástico Celso Silva conta a trajetória de 62 anos do campus, desde sua fundação até a atualidade

06/02/2024 - Publicado há 3 meses
Com 12 metros de extensão, o painel apresenta os principais fatos históricos do campus da USP em Bauru em ordem cronológica – Foto: Kazuo Kato/Centro Cultural do campus da USP em Bauru

Uma iniciativa da Prefeitura do Campus da USP de Bauru (PUSP-B) e da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP resultou na confecção de um painel de arte no muro da rua principal do campus em comemoração aos 90 anos da USP. A obra, assinada pelo artista plástico Celso Silva, conta a história dos 62 anos do campus USP em Bauru como parte da história dos 90 anos da Universidade.

Da esquerda para a direita, o painel apresenta os principais fatos históricos do campus em ordem cronológica, iniciando com a fundação da FOB e primeira turma de alunos do curso de Odontologia, em 1962, seguida pela fundação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC), o Centrinho, em 1967, pelo início do curso de Fonoaudiologia, em 1990, e pela implementação do curso de Medicina, em 2018. A parte final do painel, à direita, ilustra o reconhecimento internacional do ensino e pesquisa da FOB e do HRAC e a comemoração dos 90 anos da USP pela comunidade interna e externa.

O painel inclui representações da primeira turma formada pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), em 1962, e do início do curso de Fonoaudiologia, em 1990 – Foto: Kazuo Kato/Centro Cultural do campus da USP em Bauru

História do campus
Em 1945, a comunidade bauruense almejava a criação de uma Faculdade de Farmácia e Odontologia na cidade. O apoio de seus representantes junto à Assembleia Legislativa do Estado culminou com a promulgação da Lei nº 161, de 24/09/1948, criando unidades de ensino superior vinculadas à USP, em cidades do interior paulista.
A aula inaugural para a primeira turma da Faculdade de Odontologia de Bauru-FOB, composta de 10 alunos, ocorreu em 17 de maio de 1962. O ensino da graduação foi ampliado, com a criação do curso de Fonoaudiologia, em 1983, e sua aula inaugural, realizada em 5 de março de 1990. Em 4 de julho de 2017, o Conselho Universitário da USP aprovou a criação do curso de Medicina na FOB, tendo recebido a primeira turma, em sua aula inaugural, em 26 de fevereiro de 2018.
Atividades acadêmicas
A FOB oferece, anualmente, 50 vagas para o curso de Odontologia, 40 vagas no curso de Fonoaudiologia e 60 vagas no curso de Medicina.
A década de 1970 marcou o início das atividades de pós-graduação na FOB, com os primeiros programas em nível de mestrado e doutorado na área de Odontologia. A Pós-Graduação da FOB recebe alunos do Brasil e de diferentes países da América Latina, África e Europa.
Em 1973, foi inaugurado o primeiro prédio destinado a atender às atividades multidisciplinares do Centrinho. Na década de 1980, o Centrinho foi transformado em Unidade Hospitalar Autônoma da USP. O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) é formado por uma equipe altamente qualificada, com papel destacado, nacional e internacionalmente, pelo pioneirismo em tratamento e pesquisas em cirurgias bucomaxilofaciais.
As pesquisas desenvolvidas na FOB são disseminadas por meio da publicação dos resultados em revistas nacionais e internacionais, e reconhecidas através de prêmios de excelência recebidos de entidades nacionais e internacionais. Além disso, as parcerias com instituições estrangeiras têm contribuído para a internacionalização da FOB. As pesquisas em conjunto com pesquisadores do Brasil e do exterior permitem a criação de um ambiente de cooperação e aumento da sua eficácia e eficiência. Destaca-se o investimento contínuo em novas infraestruturas com recursos financeiros oriundos da USP e agências de fomento.
A prática do ensino em Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina tem permitido à FOB prestar serviços à comunidade de Bauru e região e a outros Estados do Brasil. Destaca-se o Programa USP-Rondônia, em que professores, alunos e funcionários promovem assistência à saúde bucal, fonoaudiológica e orientação para a saúde às populações daquela região. Em Bauru, a FOB colabora com o Programa de Saúde da Família (PSF) proporcionando atendimentos odontológicos e fonoaudiológicos em postos de saúde e creches mantidos pelo município.