Mostra em Itu conta a vida dos irmãos Lobo, músicos e republicanos

Exposição fica em cartaz até 23 de agosto no Museu Republicano Convenção de Itu da USP

 03/05/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 07/05/2022 as 19:02
O compositor Elias Álvares Lobo (1834-1901) – Foto: Wikipedia/Arte MRCI

A vida e a obra do compositor Elias Álvares Lobo (1834-1901) e de seus irmãos José e Francisco são o destaque da exposição Música e República em Itu – A Atuação dos Irmãos Lobo, que está em cartaz até 23 de agosto no Museu Republicano Convenção de Itu da USP, em Itu (SP). A mostra traz partituras originais de Elias Lobo, fotografias, livros, recortes de jornais e objetos ligados ao compositor e seus familiares. Um desses objetos é a reprodução do piano Hertz, de fabricação francesa, em que Elias Lobo criou a maior parte de sua obra, incluindo óperas, modinhas e lundus.

A exposição enfatiza também a atuação política de Elias Lobo e seus irmãos. Eles participaram da histórica Convenção de Itu, reunião realizada em 18 de abril de 1873, na residência do fazendeiro Carlos Vasconcelos de Almeida Prado – onde hoje está instalado o Museu Republicano Convenção de Itu -, que é considerada um marco do movimento republicano no Brasil.

A abertura da exposição teve presença da professora Rosaria Ono, diretora do Museu Paulista, da professora Maria Aparecida de Menezes Borrego, supervisora técnico-científica do Museu Republicano Convenção de Itu, e de Marcelo Lobo, bisneto do maestro Elias Lobo – Foto: Priscila Nery/MP

“Os originais e reproduções do acervo trazem informações sobre várias dimensões da vida do maestro, com destaque para suas relações familiares, a atuação no movimento republicano, as composições de sua autoria em vários estilos musicais e outras atividades profissionais, como professor de música e representante de importadores de pianos do Rio de Janeiro”, explica a historiadora Maria Aparecida Borrego, supervisora técnico-científica do Museu Republicano Convenção de Itu. “O reconhecimento sobre sua vida e obra pode ainda ser conferido por meio de publicações, de matérias na imprensa, dos estudos que lhe foram dedicados e pela presença de seu nome em ruas e instituições de Itu.”

A trajetória dos irmãos Lobo foi tema ainda da palestra Os Lobos Músicos na Convenção de Itu, proferida pelo professor Luís Roberto de Francisco na abertura da exposição, no dia 23 de abril. Na ocasião, estavam presentes a professora Rosaria Ono, diretora do Museu Paulista da USP – que administra o Museu Republicano Convenção de Itu -, e Marcelo Lobo, bisneto de Elias Lobo

O professor Luís Roberto de Francisco, curador do Museu da Música de Itu, fez palestra durante a abertura da exposição, no dia 23 de abril – Foto: Priscila Nery/MP

Realizada em comemoração à Semana da Convenção – que lembra a famosa reunião ocorrida em 18 de abril de 1873 -, a exposição é promovida graças a uma parceria entre o Museu Republicano Convenção de Itu e o Museu da Música de Itu. Boa parte do material presente na mostra pertence ao acervo das duas instituições. A curadoria é de Luís Roberto de Francisco, de Maria Aparecida de Menezes Borrego e da pesquisadora Anicleide Zequini.

A exposição conta com recursos de acessibilidade: textos em braille, materiais táteis e QRcodes com trechos de composições de Elias Lobo, gravados por Luís Roberto de Francisco e Paulo Roberto Zeppini.

A exposição Música e República em Itu – A Atuação dos Irmãos Lobo fica em cartaz até 23 de agosto, todos os dias, inclusive sábados e domingos, das 10 às 17 horas, no Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu da USP (Rua Barão do Itaim, 140, em Itu). Entrada grátis.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.