Orquestras harmonizam os sons da Universidade

Osusp e Ocam difundem entre o grande público as principais obras do repertório sinfônico e camerístico nacional e internacional, além de explorar novas propostas didáticas

Por - Editorias: Cultura

especial_orquestras_abertura

especial_osusp11d
especial_osusp_logo
A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) foi fundada em 1975 e teve como primeiro regente o compositor Camargo Guarnieri (1907-1993). Em 40 anos de existência, realizou excursão pela Alemanha, lançou oito CDs, organizou concursos de composição, participou de montagens de ópera e se apresentou com regentes e solistas de renome internacional, como o tenor José Carreras, o violinista Schlomo Mintz e os pianistas Arnaldo Cohen, Yara Bernette, Roberto Szidon e Ingrid Haebler. “Sua temporada anual consiste em apresentações regulares em diferentes salas de concertos e nos diversos campi da USP”, explica o atual diretor, Eduardo Henrique Soares Monteiro.

especial_orquestras_eduardo_monteiro
Eduardo Henrique Soares Monteiro

diretor da Osusp

Foto: Maristela Martins/OCAM

especial_ocam_logo
A Orquestra de Câmara da USP foi criada em 1995 pelo maestro Olivier Toni. Desde 2001 é dirigida pelo professor Gil Jardim, do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. “Desenvolvemos um plano de ação caracterizado por uma programação de alto nível artístico e com um trabalho pedagógico competente. Como resultado, a Ocam é hoje reconhecida no mercado cultural nacional por seus méritos artísticos e educacionais”, afirma Jardim. “Dentro do espírito acadêmico, os alunos são levados a interagir com os estilos dos vários períodos da história da música, estimulando uma profissionalização compromissada com a qualidade técnica.”

especial_orquestras_gil_jardim

Gil Jardim

diretor da Ocam

especial_orquestras_diferencas