MAC recebe performance audiovisual imersiva

Apresentação da flautista Cássia Carrascoza – que reúne som, vídeo e tecnologia – acontece nesta quinta-feira, dia 20, às 19 horas

18/10/2022 - Publicado há 2 anos
A flautista e professora da USP Cássia Carrascoza – Foto: Alexandre Nunis

Um repertório de obras para flauta e música eletrônica será apresentado nesta quinta-feira, dia 20, às 19 horas, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, pela flautista Cássia Carrascoza, professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), também da USP. Intitulada Presença, a performance mescla som, vídeo e tecnologia para criar uma experiência imersiva.

O concerto foi concebido durante a pandemia de covid-19 e contou com a colaboração dos compositores Paulo C. Chagas, Silvio Ferraz e Vitor Kisil, todos egressos da USP. Chagas, que atualmente leciona Composição na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, é supervisor de Cássia num projeto de pesquisa sobre música telemática, ou seja, a música intermediada pela tecnologia. “No último ano, realizamos algumas performances virtuais, com o professor Chagas na Califórnia e eu aqui no Brasil”, conta a professora. “Pela primeira vez vou levar os resultados dessa pesquisa a um público de fora da internet, o que para mim é muito emocionante.”

O programa do espetáculo é dividido em duas partes. A primeira, chamada Imersão Telemática, combina composições de Chagas para flauta com gravações de vídeo em 3D e registros de som em microfone ambissônico, que oferecem ao ouvinte a sensação de que o áudio vem de todas as direções. Serão apresentadas as peças I am a voice without a form (“Eu sou uma voz sem forma”), de 2021, Mojave e Estudos Virtuais, ambas de 2020.

“Pouco antes da pandemia, eu estive na Califórnia, fazendo uma residência artística. Filmei uma improvisação de flauta no deserto de Mojave, e tanto o vídeo como os sons dessa experiência foram incorporados aos visuais do concerto”, explica Cássia.

Presença, segunda parte do programa, é um “trabalho autoral de Vitor Kisil e Cássia Carrascoza, centrado na colaboração criativa, em que os elementos visuais e musicais são gerados a partir de improvisações e conceitos elaborados em laboratórios experimentais”, conforme texto de divulgação do evento. Kisil, doutor em Música pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, é responsável pelo sistema audiovisual interativo que compõe o concerto. “Ele utiliza um dispositivo que processa o som da flauta em tempo real. É como se tocássemos junto com a máquina. Essa interação com a tecnologia traz muitos desafios ao intérprete, mas também abre possibilidades artísticas inimagináveis”, diz Cássia. Será apresentada também a composição Kairos, de Silvio Ferraz.

Projeto Clareira

O concerto de Cássia encerra a programação de 2022 do projeto Clareira, iniciativa de expansão cultural e artística do MAC. Com curadoria das professoras Ana Magalhães e Marta Vieira Bogéa diretora e vice-diretora do museu, respectivamente —, o programa alterna instalações de artes visuais e ações performáticas pontuais nas noites de quinta-feira, entre 25 de agosto e 20 de outubro, no espaço do MAC conhecido como Clareira. Instalada no térreo do museu, a Clareira comporta manifestações de linguagens artísticas diversas, expondo peças de “artistas visuais, músicos, performers, bailarinos, escritores, atores, cineastas, curadores e diretores”, segundo texto de divulgação do evento.

A performance Presença, de Cássia Carrascoza, será realizada nesta quinta-feira, dia 20 de outubro, às 19 horas, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP (Avenida Pedro Álvares Cabral, 1.301, Vila Mariana, em São Paulo). Grátis. Mais informações estão disponíveis no site do museu.