MAC promove seminário internacional sobre história da arte

Com entrada grátis, evento vai reunir nos dias 11 e 12 pesquisadores do Brasil, França, Estados Unidos e Argentina

 06/04/2023 - Publicado há 1 ano
Por
Seminário integra as comemorações pelos 60 anos do MAC – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

 

A história e os rumos da arte entram em discussão, nos próximos dias 11 e 12, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP. O Seminário Internacional História da Arte no Agora: Debates no Brasil vai reunir especialistas do Brasil, França, Estados Unidos e Argentina.

“Esse evento faz parte da programação de comemoração dos 60 anos do MAC, que,  desde o início, se projetou como  uma instituição de formação e pesquisa em história, teoria e crítica da arte no País, pela iniciativa e papel fundamental que o seu primeiro diretor, Walter Zanini, teve no desenvolvimento da disciplina e das artes no País”, observa a professora Ana Magalhães, diretora do MAC. “Além disso, o MAC e seu acervo são plataformas de formação e educação de gerações de pesquisadores em artes visuais aqui.”

A professora Ana Magalhães – Foto: Cecília Bastos

Ana Magalhães destaca: “O seminário é fruto dos debates que promovemos no Grupo de Pesquisa CNPq História(s) da Arte: Historiografia e Epistemologia (Histarthe), criado em novembro de 2020, a partir da disciplina Teoria e Metodologia em História da Arte, pela qual sou responsável, no Programa Interunidades em Estética e História da Arte, sediado no MAC”. O grupo de pesquisa estuda criticamente os textos fundamentais na construção da história da arte internacional, com o objetivo de  mapear tanto sua presença quanto sua ausência na circulação de ideias em contexto brasileiro.

“Os quatro painéis, mais a conferência de encerramento do seminário, foram organizados a partir das questões mais atuais para a história da arte no Brasil hoje. Estamos também propondo um novo modelo de organização dos painéis, que serão totalmente voltados para o debate, com um roteiro de perguntas do debatedor ou o especialista estrangeiro convidado para os debatedores participantes”, esclarece a diretora.

Após o seminário internacional, o Histarthe pretende elaborar uma publicação virtual, reunindo os dados, as discussões e as reflexões suscitadas pelo evento, como contribuições inéditas para os estudos da história da arte no Brasil.

MAC: uma instituição de formação, pesquisa e divulgação da arte – Foto: Cecília Bastos

 

Os participantes do Seminário Internacional História da Arte no Agora: Debates no Brasil serão: Jérôme Glicenstein (Université de Paris I – Sorbonne), Helouise Costa (MAC), Maria Berbara (UERJ), Marisa Baldasarre (Universidad San Martín, Buenos Aires, Argentina), Aldrin Figueiredo (UFPA), Marize Malta (UFRJ), Emerson Dionísio de Oliveira (UnB), Paula Ramos (UFRGS), Leslie King Hammond (Maryland Institute College of Art, Estados Unidos), Igor Simões (UERGS), Arissana Pataxó (UFBA), Laura Malosetti Costa (Universidad San Martín, Buenos Aires, Argentina), Luana Saturnino (Unicamp), Leandro Colling (UFBA) e Vera Beatriz Siqueira (UERJ).

O Seminário Internacional História da Arte no Agora: Debates no Brasil será realizado nos dias 11 e 12, das 10h às 17h30, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP (Avenida Pedro Álvares Cabral, 1.301, Ibirapuera, em São Paulo). Entrada grátis. As inscrições devem ser feitas no dia e local do evento, a partir das 9 horas. Vagas limitadas (120).

A programação completa do Seminário Internacional História da Arte no Agora: Debates no Brasil está disponível no site do MAC.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.