Lucrécio fortaleceu o materialismo na Antiguidade

Poeta latino é tema do mais recente vídeo da série “Estudos Clássicos em Dia”, produzida pela USP

 20/05/2021 - Publicado há 3 anos
O escritor latino Lucrécio – Arte de Lívia Magalhães com imagens de Wikipédia e Freepik

 

Assista no link abaixo ao vídeo Lucrécio – Sobre a Natureza das Coisas, da série Estudos Clássicos em Dia, produzida pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Formado de 7.500 versos, o poema De Rerum Natura (Sobre a Natureza das Coisas), do poeta latino Lucrécio (94-55 antes de Cristo), apresenta na forma de uma poesia épica o conteúdo filosófico do epicurismo. A análise é do professor Rodrigo Tadeu Gonçalves, da Universidade Federal do Paraná (UFP), no mais recente episódio da série de vídeos Estudos Clássicos em Dia, produzida pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

No poema, Lucrécio expõe a estrutura da realidade na visão do materialismo antigo, inaugurado no século 5 antes de Cristo pelos filósofos gregos Leucipo e Demócrito e adotado depois por Epicuro.

Assista no link acima ao vídeo Lucrécio, Sobre a Natureza das Coisas, com o professor Rodrigo Gonçalves.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.