Obras do poeta latino Marcial destacam as “Saturnais” romanas

Professor aborda em vídeo os livros “Xenia” e “Apoforeta”, publicados entre os anos 83 e 85

 10/08/2021 - Publicado há 3 anos

Assista no link abaixo ao vídeo Marcial e as Saturnais, da série Estudos Clássicos em Dia, produzida pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

 

Xenia e Apoforeta são dois livros do escritor latino Marco Valério Marcial (40-104) publicados entre os anos 83 e 85, durante o governo do imperador romano Tito Flávio Domiciano. Eles estão relacionados com as festividades consagradas ao deus Saturno, as Saturnais. Nascido na Espanha, Marcial compôs 15 livros de epigramas, com mais de 1.500 poemas. Muito lido na Idade Média, ele se tornou modelo para poetas de epigramas na época do Renascimento.

Essas são algumas informações dadas pelo professor Alexandre Agnolon, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), em Marcial e as Saturnais, o mais recente vídeo da série Estudos Clássicos em Dia, produzida pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Agnolon se formou em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, onde também fez o mestrado e o doutorado em Letras Clássicas, sempre sob orientação do professor João Angelo Oliva Neto.

Assista no link acima ao vídeo Marcial e as Saturnais, da série Estudos Clássicos em Dia, com o professor Alexandre Agnolon.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.