Livro traz novos olhares sobre a Independência do Brasil

Obra será lançada nesta quinta-feira, dia 26, às 18 horas, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP

 24/10/2023 - Publicado há 6 meses
Capa do livro que será lançado nesta quinta-feira, dia 26, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP – Foto: Reprodução/BBM-USP

 

Nesta quinta-feira, dia 26, às 18 horas, será lançado o livro Independência: Memória e Historiografia, organizado por Wilma Peres Costa e Télio Cravo e publicado em parceria pelas Edições Sesc e Publicações BBM. Na ocasião, Wilma e Cravo estarão presentes para um bate-papo com o público. O evento acontece na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP.

O livro é uma coletânea de ensaios, fruto do Seminário 3×22 com o mesmo título, realizado pela BBM em maio de 2021 no Centro de Pesquisa e Formação Sesc, em São Paulo, e apresenta perspectivas que fogem das análises comuns sobre os processos que levaram à Independência do Brasil, suscitando novos olhares acerca do tema.

Os ensaios são divididos em quatro partes – Sobre o Futuro de Uma Memória; Narrativas, Conexões e Imagens; Territórios em Movimento e Fronteiras da Cidadania na Formação da Nação –, que discutem as comemorações da Independência em perspectiva histórica, o lugar dessas comemorações na memória social, as continuidades e rupturas da formação da nação brasileira e as representações, vozes e lutas das minorias no desenho dessa nova ordem nacional.

Nas duas partes iniciais do livro, são abordados a reabertura do Museu do Ipiranga, em São Paulo, e a rememoração do Sesquicentenário da Independência (1972), em plena ditadura civil-militar. A segunda metade do livro dá destaque a personagens silenciados no estudo da Independência: os indígenas, os escravizados, os forros, os livres e pobres, as pessoas de todos os gêneros e raças.

Além de artigos dos organizadores, a obra conta com as colaborações dos pesquisadores Adriana Barreto de Souza, André Roberto de Machado, Andréa Slemian, Beatriz Mamigonian, Carlos Lima Junior, Cláudia Maria das Graças Chaves, Fabrício Prado, Fernando Nicolazzi, Heloisa Murgel Starling, Ivana Stolze Lima, João Paulo Pimenta, Jurandir Malerba, Lucia Bastos Neves, Paulo César Garcez Martins, Renato Venancio, Rodrigo Patto Sá Motta, Roquinaldo Ferreira e Tâmis Parron.

Publicações BBM

O Setor de Publicações BBM foi criado em 2017. Desde então, tem buscado publicar obras que possam projetar as atividades desenvolvidas na biblioteca. O setor cumpre, assim, o papel de difusão do conhecimento produzido na BBM, através da publicação da Revista BBM – com cada número seguindo um recorte temático distinto – e de livros impressos, frutos de seminários, pesquisas realizadas através do acervo e projetos internos da biblioteca, como o 3 Vezes 22.

Em 2022, foram publicados 11 livros gerais, sete livros da Coleção 3 Vezes 22, seis em coedições com o Sesc e dois em coedições com a Editora da USP (Edusp). Cinco projetos foram preparados e nove estão em processo de revisão de prova. Neste ano, há a projeção de que dez projetos sejam finalizados. Até hoje, cerca de 30 obras já foram impressas pelas Publicações BBM.

Banner do evento de lançamento do livro – Foto: Reprodução/BBM-USP

 

O livro Independência: Memória e Historiografia, organizado por Wilma Peres Costa e Télio Cravo (416 páginas, R$ 75,00), pode ser adquirido em todas as unidades do Sesc São Paulo, nas livrarias da Editora da USP (Edusp), nas principais livrarias e pelo portal do Sesc.

O lançamento do livro acontece nesta quinta-feira, dia 26, às 18 horas, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP (Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. 

 

*Texto por Eliete Viana


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.