Livro mapeia construção da identidade nacional no século 19

Obra analisa relação entre influência europeia e criação de uma identidade pós-colonial na cultura brasileira

 22/01/2019 - Publicado há 5 anos
Foto: Divulgação/Alameda Editorial

Cultura e poder entre o império e a república: Estudos sobre os imaginários brasileiros (1822 – 1930) é o título do volume organizado pelas pesquisadoras Ana Beatriz Demarchi Barel e Wilma Peres Costa que chega às livrarias pela Editora Alameda.

O livro é uma reunião de artigos que procuram o perfil das nações recém-independentes da América e sua relação com o contexto europeu do século 19. A definição de uma identidade pós-colonial brasileira e a integração do País no sistema internacional são analisadas através de sua cristalização nas manifestações artísticas. Estas são entendidas na articulação com os cânones vindos das matrizes europeias e a necessidade de tradução da nação em linguagens compreensíveis tanto para o público letrado interno quanto para os leitores do velho continente.

Ana Beatriz, que é professora na Universidade Estadual de Goiás (UEG) e fez pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, conversou com o jornalista Marcello Bittencourt, para a Rádio USP (93,7 MHz), a respeito de suas pesquisas sobre literatura e panorama artístico nacional no século 19.

Confira abaixo a entrevista.

Logo da Rádio USP

Cultura e poder entre o império e a república: Estudos sobre os imaginários brasileiros (1822 – 1930), Ana Beatriz Demarchi Barel e Wilma Peres Costa (organização), Editora Alameda, 326 páginas, R$ 64,00.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.