Legado de José Saramago é tema de evento on-line

Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP reúne especialistas na obra do escritor português nesta quarta-feira, dia 21, a partir das 9 horas

 19/12/2022 - Publicado há 1 ano
O escritor português José Saramago (1922-2010) – Foto: Reprodução/Fundação José Saramago

 

O Legado de José Saramago é o nome do evento que será promovido nesta quarta-feira, dia 21, a partir das 9 horas, pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e pela Fundação José Saramago, de Lisboa, em Portugal. O encontro, que reunirá especialistas na obra do escritor português – morto em 2010, aos 87 anos -, será transmitido através do site do IEA. A coordenação é dos professores Jaime Bertoluci, do IEA, Jean Pierre Chauvin, da Escola de Comunicações e Artes (ECA), e Marcelo Lachat, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A abertura do evento, às 9 horas, será feita pela jornalista, escritora e tradutora espanhola Pilar del Río – viúva de Saramago -, presidente da Fundação José Saramago. Entre 9h30 e 12 horas, serão apresentados depoimentos gravados, comentados pelos coordenadores, das professoras Salma Ferraz, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Fátima Bueno, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e da jornalista Sabrina Pires, da TV Gazeta. À tarde, entre 13h30 e 16h30, haverá depoimentos ao vivo do professor Pedro Fernandes de Oliveira Neto, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da professora Tania Mara Antonietti Lopes, da FFLCH, e da escritora Adriana Lisboa. No encerramento do encontro, às 16h30, haverá palestra do professor Carlos Reis, da Universidade de Coimbra, em Portugal.

O evento O Legado de Saramago será realizado nesta quarta-feira, dia 21, a partir das 9 horas, com transmissão ao vivo pelo site do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. Grátis. Não é preciso fazer inscrição.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.