Itamar Vieira Junior vai falar na USP sobre formação do escritor

Autor de “Torto Arado” participa de encontro no dia 30, às 18h30, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM)

 26/10/2023 - Publicado há 6 meses
Capa dos livros escritos por Itamar Vieira Junior – Foto: Divulgação

 

O escritor Itamar Vieira Junior, autor dos romances Torto Arado e Salvar o Fogo, estará na USP no dia 30, segunda-feira, às 18h30, para uma conversa sobre literatura. Com entrada grátis, o evento – intitulado Encontro com Itamar Vieira Junior – será realizado no auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP.

O tema da conversa será a leitura na formação do escritor, a relação do escritor com seus leitores e outros assuntos ligados à leitura em geral. O evento terá a participação da professora Lígia Ferreira, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), especialista na obra de Luís Gama, e do professor Hélio de Seixas Guimarães, docente de Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, que farão a mediação com o público.
Esse encontro será o primeiro evento do projeto Convite à leitura, da BBM, que tem como objetivo a formação de leitores e o incentivo à leitura, “que é também uma função importante das bibliotecas”, como afirma o professor Hélio Guimarães. “Um dos objetivos e prazeres de José Mindlin com sua biblioteca, composta de livros tão especiais, que deram origem à BBM, era incentivar a leitura e inocular o que ele chamava de ‘vírus dos livros’. Ao convidar autores para falar das suas experiências como leitores, queremos aproximar autores e leitores. Afinal, todo autor é antes de tudo um leitor”, acrescenta Guimarães, que é o vice-diretor da BBM e curador do projeto Convite à Leitura.
Cartaz de divulgação do Encontro com Itamar Vieira Junior – Foto: Reprodução

 

O Encontro com Itamar Vieira Júnior, com a participação da professora Lígia Ferreira e do professor Hélio de Seixas Guimarães, acontece no dia 30, segunda-feira, às 18h30, no Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP (Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Não é preciso fazer inscrição.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.