Grupo mistura música caipira e poesia em concertos nesta semana

Conjunto Brasil Matuto se apresenta nesta terça-feira, em Ribeirão Preto, e na quarta, em São Carlos

18/05/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 02/06/2022 as 15:21
O grupo Brasil Matuto – Foto: Divulgação

O grupo de câmara experimental Brasil Matuto apresenta um sarau gratuito com música caipira e poesia nesta terça-feira, dia 24, às 20 horas, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto (SP), pela Série Concertos USP, em parceria com a Fundação Dom Pedro II. O Sarau Matuto, gratuito e aberto a todos, aposta na difusão das artes, tanto pela confluência de expressões artísticas como pela participação ativa do público.

O repertório conta com músicas autorais e leituras poéticas de Guimarães Rosa, Manoel de Barros, Pablo Neruda, Qohelet (texto hebraico do século 5 antes de Cristo), Oscar Wilde, Clarice Lispector e Ferreira Gullar. O grupo propõe que a poesia pode ressignificar a música instrumental e a canção, uma outra poesia, e que tudo seja ressignificado por uma atuação teatral.

O sarau será apresentado pelos músicos do grupo Brasil Matuto: Cristina Emboaba (piano e voz), professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); Deva Mille (percuteria), músico percussionista; Igor Picchi Toledo (clarineta), graduado em Música pela USP; José Gustavo Julião de Camargo (viola caipira estendida), maestro assistente da USP Filarmônica; Ladson Bruno Mendes (violoncelo), da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e graduado em Música pela USP; Lucas Galon (violão, piano, voz e outros), doutor e mestre em Musicologia pela Escola de Comunicações e Arte (ECA) da USP e membro efetivo do Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (Nap-Cipem) da FFCLRP; e Sara Cesca (violino, rabeca e voz), doutoranda e mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e bacharel em Violino pela ECA.

A direção artística do espetáculo é dividida pelos músicos Lucas Galon, José Gustavo Julião de Camargo e Cristina Emboaba. A leitura poética será feita pelo ator Luciano Mesquita. Como sempre na Série Concertos USP, a entrada é livre e gratuita, sem impressão de ingressos nem convites. Para o acesso ao Theatro Pedro II é necessário apenas a comprovação das duas doses da vacina ou PCR negativo.

O mesmo repertório será executado nesta quarta-feira, dia 25, às 20 horas, no Teatro Municipal de São Carlos (SP). A distribuição dos convites para o público em geral acontecerá no próprio Teatro Municipal de São Carlos, no dia do concerto, a partir das 19h30.

A série Concertos USP é uma realização do Departamento de Música da FFCLRP da USP, em conjunto com os Grupos Coordenadores de Cultura e Extensão Universitária dos campi da USP em Ribeirão Preto e São Carlos e em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio da Fundação Dom Pedro II.

O Sarau Matuto, do grupo Brasil Matuto, será realizado nesta terça-feira, dia 24, às 20 horas, no Theatro Pedro II de Ribeirão Preto (rua Álvares Cabral, 370, centro), e na quarta-feira, dia 25, também às 20 horas, no Teatro Municipal de São Carlos (rua Sete de Setembro, 1.735). Grátis.

Marcela Moreira, Assessoria de Imprensa da USP Filarmônica