USP busca voluntários para contarem experiências com animais silvestres e domésticos no campus de Ribeirão Preto

Dados coletados vão auxiliar políticas e atividades voltadas para a fauna do campus

 10/05/2022 - Publicado há 2 anos
Por
A gata Amora, resgatada pelos servidores da Rádio USP em Ribeirão Preto e adotada em 2021 – Imagem: Claudia Lieri

 

Após dois anos de atividades remotas em decorrência da pandemia de covid-19, o Grupo de Trabalho sobre Fauna, parte da Comissão Técnica de Gestão Ambiental do campus da USP de Ribeirão Preto, está à procura de voluntários para contarem experiências com os animais silvestres e domésticos do campus. 

Antes da pandemia, o grupo distribuiu questionários para toda a comunidade usuária do campus (interna e externa) para coletar dados sobre os animais avistados, existência de conflitos e opiniões de todos. As respostas têm auxiliado a traçar planos de ação para que a convivência humano-animal no campus e conservação da biodiversidade sejam melhoradas. 

Neste ano, com o retorno presencial das atividades na USP, o Grupo de Trabalho sobre Fauna pretende coletar novamente esses dados para avaliar mudanças ocorridas durante a pandemia, o que é muito importante para a continuidade dos estudos. As respostas serão importantes para o Plano Diretor do campus de Ribeirão Preto, documento que oficializa a instalação de políticas para a resolução de problemas entre humanos e outros animais, e para o direcionamento de atividades voltadas para a fauna que são necessárias no campus.

Coordenado pela professora Patrícia Ferreira Monticelli, do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, o grupo tem como foco as questões relacionadas à fauna do campus, incluindo relações de coexistência entre humanos e animais não humanos, domésticos e silvestres.
O questionário é anônimo e pode ser respondido neste link. 

Mais informações: sga-rp@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.