Filme e debate abordam condenação de militares argentinos

Luis Ocampo, advogado que atuou no processo contra líderes da última ditadura na Argentina, estará na USP no dia 16, às 9 horas

12/05/2023 - Publicado há 12 meses
Cartaz do filme que será exibido no dia 16, na USP, com a presença do advogado argentino Luis Moreno Ocampo – Foto: Reprodução/Cinusp

O advogado argentino Luis Moreno Ocampo – um dos procuradores que atuaram no processo contra militares responsáveis por crimes durante a ditadura militar argentina, entre 1973 e 1986 – estará no Cinema da USP Paulo Emilio (Cinusp), na Cidade Universitária, no dia 16 de maio, terça-feira, às 9 horas. Na ocasião, será exibido o documentário Argentina, 1985 – que retrata aquele processo -, seguido de debate sobre o filme e sobre as ditaduras latino-americanas no século 20. O debate terá a participação de Ocampo, do professor Marcos Napolitano, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e do professor Pedro Dallari, docente do Instituto de Relações Internacionais (IRI), também da USP, e colunista da Rádio USP.

Dirigido por Santiago Mitre, Argentina, 1985 foi lançado em 2022 na Argentina. Com 2 horas e 20 minutos de duração, ele mostra o empenho do procurador Julio Strassera (interpretado por Ricardo Darín) e seu assistente Luis Moreno Ocampo (vivido por Peter Lanzani) no processo que levou à condenação dos principais líderes da ditadura argentina, entre eles o general Jorge Rafael Videla, que governou o país de 1976 a 1981. Videla e o almirante Emilio Massera foram condenados à prisão perpétua. O ex-presidente Roberto Viola recebeu pena de 17 anos de prisão. Calcula-se que cerca de 30 mil pessoas foram mortas durante os sete anos da ditadura.

A exibição do filme Argentina, 1985, seguida de debate, acontece no dia 16 de maio, terça-feira, às 9 horas, no Cinema da USP Paulo Emilio, instalado no Anfiteatro Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3091-3540.