A Faculdade de Educação da USP vai promover, a partir do dia 12, terça-feira, o seminário Educação para qual Desenvolvimento?. O objetivo é discutir as relações entre educação e desenvolvimento no Brasil, a partir da discussão sobre a concepção e a aplicação desses dois elementos no Brasil contemporâneo. “Busca-se debater no seminário qual o formato mais adequado de desenvolvimento para o Brasil, partindo especialmente das ideias de Celso Furtado, assim como de que modo a educação se articula a esse desenvolvimento, dialogando-se, primordialmente, com as concepções educacionais de Anísio Teixeira, Florestan Fernandes e Paulo Freire”, de acordo com texto de divulgação do evento.
O seminário será composto por duas mesas de debates. A primeira, no dia 12, às 19 horas, tem como tema O Desenvolvimento e Celso Furtado Hoje. em que será debatida a questão do desenvolvimento. A segunda mesa será realizada no dia 17 de outubro, também às 19 horas, sobre “Educação e Desenvolvimento na concepção de Anísio Teixeira, Florestan Fernandes e Paulo Freire”. A organização é da professora Sonia Maria Portella Kruppa, da Faculdade e Educação, do professor Alexandre de Freitas Barbosa, do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, e da professora Fernanda Cardoso, da Comissão de Organização da Semana da Educação da Faculdade de Educação da USP.
O público alvo são alunos de graduação, alunos de pós-graduação, comunidades das escolas de educação básica e professores da educação básica
O seminário Educação para qual Desenvolvimento? será realizado nos dias 12 de setembro e 17 de outubro, das 19 às 22 horas, na Faculdade de Educação da USP (Avenida da Universidade, 308, Cidade Universitária, em São Paulo). Grátis. As inscrições devem ser feitas neste link.