Em Bauru, Centro Cultural da USP faz exposição de aquarelas

Em “Águas e Cores”, artista plástico Nelson Yuji Sato expõe 35 trabalhos que destacam a exuberância da natureza

23/03/2022 - Publicado há 2 anos
O artista plástico Nelson Yuji Sato – Foto: Giane Quintela/Centro Cultural da USP

A exposição de aquarelas Águas e Cores, do artista plástico Nelson Yuji Sato, pode ser vista no Centro Cultural da USP, em Bauru, até o dia 12 de abril. Nela, o artista expõe 35 obras, utilizando a técnica de aquarela, e procura passar ao observador tranquilidade, alegria e felicidade.

Segundo Yuji Sato, o tema “águas e cores” surgiu espontaneamente, visto que o artista sempre procurou retratar em suas obras paisagens exuberantes, onde a água abundante e as cores vibrantes da natureza estão sempre presentes.

Aquarela da série Peggy’s Cove – Foto: Giane Quintela/Centro Cultural da USP

Yuji Sato nasceu em Irapuru, interior de São Paulo, e chegou a Bauru no início da década de 60. Nos anos 70, encontrou em sua casa um conjunto de tinta guache que seria sua iniciação no caminho da pintura. Pintava nos mais variados suportes, desde paredes até móveis e portas velhas, que se tornaram telas onde o tema eram sempre paisagens com árvores e montanhas.

Em 1987, ele se mudou para Campinas (SP) e participou de um curso completo de desenho e pintura no Atelier Escola Paulo Branco, onde desenvolveu diversas técnicas, como óleo, grafite, nanquim, lápis de cor, pastel seco, acrílico e aquarela.

Aquarelas da série Fuji Mountain – Foto: Giane Quintela/Centro Cultural da USP

Chegou a fazer alguns trabalhos em óleo e lápis de cor, mas, quando viu um trabalho em aquarela de um colega, ficou fascinado, experimentou e se apaixonou pela técnica. Desde então trabalha exclusivamente com aquarelas.

Além de artista, Yuji é administrador de empresas graduado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, pós-graduado em Análise de Sistemas por essa mesma universidade e em Sistemas de Informações pelas Faculdades Associadas de São Paulo (Fasp).

Aquarelas da série Barcos – Foto: Giane Quintela/Centro Cultural da USP

A exposição Águas e Cores, de Yuji Sato, está em cartaz até 12 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no Centro Cultural da USP (Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, em Bauru). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3235-8394 e pelo e-mail centrocultural@usp.br. Os visitantes precisam apresentar comprovante de imunização completa contra a covid-19.

Marianne Ramalho, de Bauru