“Diversas” estreia na Rádio USP tocando Elza Soares

Novo programa da emissora, que estreou no dia 11 de março, mostra a presença das mulheres na música brasileira

 12/03/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 15/04/2021 as 14:54
A cantora carioca Elza Soares – Foto: marcos Hermes/ Divulgação

Ouça nos links abaixo o programa Diversas – As Mulheres na Música Brasileira, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 11 de março de 2021.

Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

Com a música Libertação, de Russo Passapusso, a cantora carioca Elza Soares inaugurou o programa Diversas – As Mulheres na Música Brasileira, que a Rádio USP (93,7 MHz) começou a apresentar no dia 11 de março. A música está presente no álbum Planeta Fome, lançado por Elza em 2019.

Além de Elza, o programa de estreia do Diversas apresentou Liniker, com a música Oração – um apelo à dignidade dos transgêneros no Brasil, um dos países com os piores índices de transfobia -, Linn da Quebrada, Fafá de Belém,  Luana Carvalho, Adriana Calcanhoto e o movimento musical Queernejo.

Segundo a jornalista e radialista Fabiana Ferraz, produtora e apresentadora do Diversas, o objetivo do programa é “divulgar o movimento feminino da cena musical brasileira espalhado por todos os cantos do Brasil e essas diversas mulheres, além de provocar a reflexão sobre temas urgentes, como racismo, transfobia e machismo, entre outros, abordados nas letras das músicas”.

Fabiana acredita que o Diversas vai prestar um importante serviço de divulgação da música brasileira por um viés feminino, que fortalece e coloca a mulher como protagonista da cena musical brasileira. “Ele inclui artistas transexuais, incentiva a produção feminina e reverbera lutas políticas e sociais em diversos âmbitos”, acrescenta a jornalista, que é a idealizadora do Diversas.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música brasileira produzida por mulheres, Diversas vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre às quintas-feiras, às 11 horas, com reapresentação no sábado, às 16 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às sextas-feiras, ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pela jornalista e radialista Fabiana Ferraz.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.