Ciência, natureza e cultura são temas de cursos on-line gratuitos

Eventos da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP acontecem nesta terça e quinta-feira, sempre às 19 horas

 17/10/2022 - Publicado há 2 anos
Cursos da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica buscam aperfeiçoar o ensino básico no Brasil – Foto: Freepik

 

A Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP vai promover mais dois minicursos nesta semana. Nesta terça-feira, dia 18, às 19 horas, o tema será O Uso da Pesquisa para o Aprimoramento das Políticas Educacionais e Práticas de Aprendizagem da Linguagem, com os professores Alexsandro Santos e Beatriz Cardoso. Na quinta-feira, dia 20, também às 19h30, o evento tem como título Frankenstein: Religando e Produzindo Saberes e Tecnologias no Encontro entre as Ciências da Natureza e Cultura, com participação dos professores Jorge Ferreira Franco, Leandro Gaffo e Marina Costin Fuser.

No minicurso de terça-feira, a proposta é discutir a relação entre a produção acadêmica/pesquisa científica, o processo de formulação e implementação de políticas educacionais e as práticas escolares. “Apresentaremos uma ‘fotografia’ extraída da análise de um questionário aplicado em uma amostra de professores de rede pública”, informam os professores responsáveis pelo minicurso. “Em seguida, vamos problematizar e explorar caminhos que dialoguem com abordagens mais sistêmicas e colaborativas, com o intuito de mobilizar a reflexão e apresentar alguns caminhos que vêm sendo trilhados na perspectiva da integração mais dialógica e crítica entre a produção de conhecimento nas pesquisas e as demandas e perguntas que as políticas educacionais e as práticas pedagógica propõem.”

​Já na quinta-feira, o minicurso estará baseado na filosofia especulativa de Donna Haraway, Gregory Bateson e outros autores que desafiam o binômio natureza-cultura. “Temos como mote a criatura do Frankenstein, o cientista obstinado, que vai se deslumbrando pela possibilidade de brincar de Deus através da experimentação científica que apita sobre a vida e a morte, e aos poucos vai se desligando dos vínculos humanos, transformando-se num monstro frio e calculista, que abandona sua cria à própria sorte”, destacam os docentes que ministrarão o minicurso. “Aqui entram em jogo a filosofia especulativa sobre a vida face às novas tecnologias e toda uma problemática ético-política sobre esse lugar do cientista que flerta com a possibilidade de tornar-se Homo-Deus, como sugere o historiador Yuval Noah Harari, mas já está em Nietzsche, quando declara que Deus estaria morto, posto que o teriam substituído pela soberba da ciência. O intuito aqui não é matar Deus mais uma vez, mas dar ao Frankenstein possibilidades de existência com base em novas conexões entre o humano e o tecnológico, entre a natureza e a cultura, entre o antropocentrismo e a coexistência em chave múltipla.”

Os minicursos O Uso da Pesquisa para o Aprimoramento das Políticas Educacionais e Práticas de Aprendizagem da Linguagem e Frankenstein: Religando e Produzindo Saberes e Tecnologias no Encontro entre as Ciências da Natureza e Cultura, promovidos pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP, serão realizados, respectivamente, nesta terça-feira, dia 18, e na quinta-feira, dia 20, sempre às 19h30,no canal da cátedra na plataforma Youtube. Grátis. Não é preciso fazer inscrição. Interessados em receber certificado de participação devem obter informações neste link. Mais informações estão disponíveis no site da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.