Ciência como produção de conhecimento é tema de minicurso on-line

Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP promove dois minicursos gratuitos nesta semana

 19/09/2022 - Publicado há 2 anos
Objetivo dos minicursos da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP é o aperfeiçoamento dos professores que atuam no ensino básico no Brasil – Foto: Flickr

 

A Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP promove nesta semana dois minicursos, voltados para o aperfeiçoamento de professores que atuam no ensino fundamental no Brasil. Nesta terça-feira, dia 20, às 19 horas, o tema será Ciência como Modo de Produção de Conhecimento. Na quinta-feira, dia 22, também às 19 horas, serão discutidas Formas de Produção na Pesquisa Científica.

O primeiro minicurso, nesta terça-feira, será ministrado pelos professores Naomar de Almeida Filho, Bernardete Gatti, Daniel Puig e Nilson Machado. Serão debatidas questões epistemológicas fundamentais no campo da educação, de acordo com a ementa do minicurso. Ciclos de produção do conhecimento, estrutura e função da teoria, tipologia de modelos teóricos e perspectivas metodológicas da pesquisa em educação estão entre os assuntos a serem tratados.

Já na quinta-feira, Formas de Produção na Pesquisa Científica será ministrado por Naomar de Almeida Filho e Bernardete Gatti. Eles discutirão questões como metodologias de produção de objetos do conhecimento, a distinção entre método, estratégia, técnica e instrumento, os modos de interpretação dos objetos de conhecimento científico e as perspectivas metodológicas gerais da pesquisa em educação.

Os minicursos Ciência como Modo de Produção de Conhecimento e Formas de Produção na Pesquisa Científica, da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP, serão realizados, respectivamente, nesta terça-feira, dia 20, das 19 horas às 21h30, e na quinta-feira, dia 22, também das 19 horas às 21h30, no canal da cátedra na plataforma Youtube. Grátis. Não é preciso fazer inscrição. Interessados em receber certificado de participação devem obter informações neste link. Mais informações estão disponíveis no site da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.