Professor, um profissional que constrói em condições adversas

Os professores precisam se adequar às diferentes realidades existentes nas redes pública e privada de ensino

 25/10/2016 - Publicado há 7 anos
Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

No mês do professor, a jornalista  Miriam Ramos convidou docentes  da área da Educação, os quais, além de falar sobre suas rotinas, relatam as diferentes realidades entre dar aula na escola pública e na rede particular.

No programa Abrace uma carreira Educação, você vai conhecer:

Neide Resende,  professora de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, da Faculdade de Educação da USP. Doutora em Educação pela USP,  domina os seguintes temas: língua portuguesa, literatura, educação, formação do professor. Para ela “políticas descontínuas dos programas e baixos salários precisam melhorar”.

Maria Celeste de Souza, professora de ensino básico particular, revela que “na rede privada as condições são muito diferentes e o jovem que quer ser professor precisa pensar, porque as condições externas são sempre adversas, mas este profissional sempre está em construção”.

Mei Hua Soares, professora com experiência na escola estadual de ensino fundamental e médio e ensino superior particular . “Para  nós, alunos da USP, existe o impulso da contrapartida, ou seja, dar aula em escola, enfrentando a falta de recursos, superlotação e muito descaso.”

Priscila Santos, professora de Emei e coordenadora pedagógica, diz estar muito feliz na profissão, “porque tem a oportunidade de lidar com a versão mais atualizada do ser humano”.

Loreta Russo, professora na rede particular, detecta em seus alunos uma dificuldade no desenvolvimento da leitura e da escrita. “A exigência dos professores na rede particular é muito grande”, comenta.

Ouça o programa e conheça melhor a carreira de Educação

Clique aqui para fazer download

Bloco 01

Clique aqui para fazer download

Bloco 02

Clique aqui para fazer download

Bloco 03

A proposta do programa Abrace uma Carreira é divulgar e eliminar dúvidas sobre as profissões. Em cada edição, especialistas relatam suas experiências e respondem às perguntas de jovens estudantes.

O programa vai ao ar na Rádio USP- 93,7 MHz

Toda quinta-feira, às 13h, com reprise aos domingos, às 16h.

Sugestões e perguntas pelos e-mails: abrace@usp.br  e miriamramos@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.