Colunista comenta ataque de integrantes do governo às universidades públicas

Luciano Nakabashi fala do papel da universidade pública na formação de pessoas e do sucateamento do ensino

 18/09/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Nesta edição da coluna Reflexão Econômica, o professor Luciano Nakabashi fala sobre o ataque de integrantes do governo federal às universidades públicas.

De acordo com o professor Nakabashi, a tática do governo em denegrir a universidade pública está relacionada a uma política de desvalorização das universidades, tentando reduzir repasses e provocar um sucateamento. Existem melhorias para serem feitas relacionadas a uma questão de incentivo, por um lado, e o acesso, por outro. 

Segundo Luciano Nakabashi, sucatear as universidades vai contra um dos elementos que são importantes no processo de desenvolvimento do País. Ele defende um investimento maior em educação básica, como forma de desenvolvimento econômico, porém, o ensino superior é importante e as universidades públicas têm um papel vital na formação de pessoas que exerceram cargos fundamentais no processo de desenvolvimento do Brasil.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Reflexão Econômica.


Reflexão Econômica
A coluna Reflexão Econômica, com o professor Luciano Nakabashi, vai ao ar quinzenalmente,  quarta-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.