Ciclo de minicursos da Cátedra Alfredo Bosi continua nesta semana

Encontros on-line acontecem nesta terça e quinta-feira, sempre às 19 horas, com transmissão grátis via internet

 28/03/2022 - Publicado há 2 anos
A profissão de professora e professor é o tema do minicurso que será oferecido nesta terça-feira – Foto: Flickr

 

A profissão de professor e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) serão tema de dois minicursos que a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP promove nesta semana. Nesta terça-feira, dia 29, às 19 horas, será abordada A Construção Histórica da Profissão Docente no Brasil. Na quinta-feira, dia 31, também às 19 horas, será a vez de debater as Competências Gerais da BNCC e o Mundo do Trabalho. Gratuitos, os dois minicursos serão transmitidos através do canal da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica no Youtube. Não é preciso fazer inscrição.

O minicurso sobre a profissão docente no Brasil será ministrado por três educadoras ligadas à Cátedra Alfredo Bosi: Ana Paula Magalhães, professora de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Bernardete Gatti, educadora e integrante do Conselho Consultivo da cátedra, e Ariadne Ecar.

Evidenciando a importância dos professores de ensino básico se familiarizarem com a História da Educação, as palestrantes pretendem avaliar fatores que determinaram a manutenção ou rompimento do conceito de professor/professora. Segundo elas, “é preciso adotar uma postura crítica diante dessas construções, a fim de diferenciar representação e realidade, além de favorecer uma autopercepção autônoma dos docentes sobre sua identidade.” São elas: Ana Paula Magalhães, professora de História da FFLCH-USP e colaboradora da Cátedra; Ariadne Ecar, pós-doutoranda da Cátedra; e Bernardete Gatti, educadora e integrante do Conselho Consultivo da Cátedra.

“A partir dos primórdios de sua profissionalização, os professores tiveram sua identidade elaborada e reelaborada nos discursos, nos quais foram ora caracterizados como ícone moral, ora esvaziados de sua dimensão profissional. É preciso adotar uma postura crítica diante dessas construções, a fim de diferenciar representação e realidade, além de favorecer uma autopercepção autônoma dos docentes sobre sua identidade”, destaca a ementa do minicurso, disponível no site da cátedra. “Percorrer os traços históricos que se referem à formação para a docência no Brasil pode contribuir para o entendimento de como tradição e mudança se interseccionam, se entrecruzam, ou se contrapõem, diferenciando os fatos que indicam persistência de padrões tradicionais dos que apontam para alterações em situações dadas.”

Contribuir para aperfeiçoar o trabalho dos professores do ensino básico no Brasil é o objetivo dos minicursos da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica – Foto: Freepik

Já o minicurso Competências Gerais da BNCC e o Mundo do Trabalho terá como participantes o professor José Fernandes de Lima, colaborador da cátedra, e a pós-doutoranda Rosemary Soffner. “Nesse minicurso examinaremos a abordagem dada ao ‘trabalho’ ao longo do documento da BNCC e analisaremos os destaques dados no documento ao estabelecido no artigo 205 da Constituição Federal”, eles destacam.

Os minicursos A Construção Histórica da Profissão Docente no Brasil e Competências Gerais da BNCC e o Mundo do Trabalho serão realizados, respectivamente, nesta terça-feira, dia 29, e nesta quinta-feira, dia 31, sempre às 19 horas, no canal da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica no Youtube. Grátis. Não é preciso fazer inscrição.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.