Cátedra de Educação Básica oferece dois minicursos on-line grátis

Nos dias 18 e 20, eventos darão continuidade ao “Ciclo de Minicursos Educação Básica: Práticas e Didáticas”

13/05/2021 - Publicado há 3 anos
Cursos vão abordar a formação e a prática de professores do ensino básico no século 21 – Foto: Daniel Guimarães/SEE SP

Na próxima semana, a Cátedra de Educação Básica da USP dará continuidade ao seu Ciclo de Minicursos Educação Básica: Práticas e Didáticas. Nos dias 18 e 20, das 19h às 21h30, serão oferecidos, respectivamente, os cursos Como Seria a Formação Geral no Século XXI? e Realizar Tarefas e Compreender Conceitos na Escola. A transmissão será aberta e gratuita, sem necessidade de inscrição, através do canal da cátedra no Youtube. Interessados em receber atestado de participação deverão preencher formulário enviado durante a transmissão, de acordo com orientações disponíveis neste link.

No dia 18, o curso Como Seria a Formação Geral no Século XXI? será ministrado pelos professores Luís Carlos de Menezes, coordenador acadêmico da Cátedra de Educação Básica, docente do Instituto de Física da USP e consultor da Unesco para propostas curriculares, e Naomar Almeida Filho, titular da cátedra. Tendo em vista as rápidas transformações tecnológicas ocorridas nas últimas décadas – que impactam o trabalho humano e oferecem recursos inéditos para a educação -, Menezes e Almeida Filho vão discorrer sobre temas como os reflexos dessas mudanças na concepção e organização das diferentes etapas da educação básica, a incorporação dessas novas tecnologias aos objetivos da educação, a formação geral universitária adequada ao contexto contemporâneo e as perspectivas profissionais para os jovens educadores.

Já no dia 20, o curso Realizar Tarefas e Compreender Conceitos na Escola será conduzido pelo professor Lino de Macedo, coordenador adjunto da cátedra e professor do Instituto de Psicologia da USP. Nele, Macedo vai abordar quatro temas: “Por que realizar tarefas e compreender conceitos são importantes ao processo de escolarização?”, “O que é e por que tomar consciência?”, “Processos de interiorização e de exteriorização” e “Ação, conceituação e operação como sínteses do realizar e do compreender”.

Até setembro, estão previstos mais dez cursos oferecidos pela Cátedra de Educação Básica da USP. A programação completa do Ciclo de Minicursos Educação Básica: Práticas e Didáticas está disponível neste link.

+ Mais