Cantora Trineice Robinson-Martin faz concerto na USP

Uma das grandes intérpretes atuais do jazz e do soul se apresenta nesta quarta-feira, dia 1º, na Cidade Universitária

31/10/2023 - Publicado há 6 meses
A cantora Trineice Robinson-Martin – Fotomontagem: Jornal da USP – Fotos: arquivo pessoal e Mohamed_hassan/Pixabay

Um concerto com a cantora e professora de canto da Universidade Princeton, nos Estados Unidos, Trineice Robinson-Martin será promovido pelo Coral da USP (Coralusp) nesta quarta-feira, dia 1º, às 20h30, no Centro Cultural Camargo Guarnieri da USP, na Cidade Universitária. A entrada é grátis para o público em geral.

Com carreira internacional dedicada ao soul, ao jazz e à música gospel, Trineice será acompanhada no concerto por Daniel Grajew, ao piano, Pedro Damian Bandera, na percussão, Sérgio Oliveira, no baixo, e coro. A cantora estadunidense está em São Paulo para participar de uma série de eventos promovidos pelo Coralusp. No domingo passado, dia 29, ela fez a palestra Como Eu Trabalho a Sonoridade Gospel, também no Centro Cultural Camargo Guarnieri, e, na segunda-feira, dia 30, integrou a conferência Os Caminhos da Música Afrodiaspórica nas Américas, com representantes do Brasil, Colômbia e Cuba. Nesta quinta e sexta-feira, dias 2 e 3, ela ainda participará do curso pago Conhecendo o Ingredients, no Centro de Estudos da Voz, em São Paulo, em que falará sobre seu método de ensino, o Soul Ingredients (ouça no link abaixo o programa Cultura na USP, da Rádio USP, sobre os eventos promovidos pelo Coral da USP e a participação de Trineice Robinson-Martin).

Em Princeton, Trineice ensina sobre a voz no jazz e é diretora dos Jazz Vocal Collective Ensembles. Baseada em suas pesquisas, ela criou o Soul Ingredients, uma metodologia de ensino que desenvolve o estilo e a interpretação musical em estilos musicais baseados no folk afro-americano, como jazz, gospel, R&B e blues. Essa metodologia mostra aos estudantes como executar os diferentes componentes musicais numa maneira particular à expressão própria do cantor ou cantora e como desenvolver “a liberdade vocal e a autêntica interpretação e expressão musical”, como descreve o site do Departamento de Música da Universidade Princeton.

O concerto da cantora e professora Trineice Robinson-Martin, promovido pelo Coral da USP (Coralusp), será realizado nesta quarta-feira, dia 1º, às 20h30, no Centro Cultural Camargo Guarnieri da USP (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis.

Ouça no link abaixo o programa Cultura na USP, da Rádio USP (93,7 MHz), que traz entrevista com a cantora e compositora Beth Amin, do Coral da USP (Coralusp), e a professora Joana Mariz, do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, sobre os eventos do Coralusp com a presença da cantora e professora Trineice Robinson-Martin. O programa foi transmitido no dia 28 de outubro de 2023. A apresentação é do jornalista Michel Sitnik.

Cultura na USP: música africana nas Américas e sonoridade gospel

Cultura na USP - USP
Cultura na USP: música africana nas Américas e sonoridade gospel
/