Biblioteca Brasiliana recebe o Grupo Dona Crô

Conjunto que mistura ritmos do Nordeste fará concerto nesta quinta-feira, dia 10, às 12h30

 08/05/2018 - Publicado há 6 anos
O Grupo Dona Crô traz repertório com ritmos nordestinos para a USP – Foto: Divulgação
.
O Grupo Dona Crô será a atração desta quinta-feira, dia 10, às 12h30, na Sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP. O evento é organizado em parceria com o Laboratório de Música de Câmara (Lamuc) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.
O grupo se distingue por apresentar canções tradicionais nordestinas com arranjos que buscam criar arte erudita a partir de elementos populares – a chamada estética armorial. Em suas apresentações, ele mistura ritmos como maracatu, xote, coco e xaxado com o tradicional baião. “Seu repertório atual é centrado em compositores como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Sivuca e Hermeto Pascoal”, informa o Dona Crô em seu site oficial. “Devido à grande importância desses compositores para a valorização e divulgação da música nordestina no Sudeste do Brasil, o grupo apresenta algumas das principais obras desses compositores com uma formação versátil e diferente do comum para esse tipo de música, utilizando violino, rabeca, vibrafone, escaleta, viola caipira, violão, voz e percussão.”
O Grupo Dona Crô é formado por Ailson Junior (voz e percussão), Chico Bahia (violino e rabeca), Iuri Galati (violão e voz), Jhonatan Pereira (escaleta, viola caipira e voz), Rommel Monteiro (percussão) e Taio Nascimento (percussão). Ele já se apresentou em locais como o Sesc Vila Mariana, o Memorial da América Latina, o Centro Cultural São Paulo, a Casa de Dona Yayá da USP, a Casa das Rosas e a Fundação Ema Klabin.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.