Arquitetos vencedores do Leão de Ouro fazem palestra na USP

Gabriela de Matos – mestranda na USP – e Paulo Tavares vão falar sobre o Pavilhão do Brasil na Bienal de Arquitetura de Veneza deste ano

 30/08/2023 - Publicado há 8 meses
Gabriela de Matos e Paulo Tavares são os curadores do Pavilhão do Brasil na Bienal de Arquitetura de Veneza deste ano, intitulado Terra – Foto: Divulgação/Fundação Bienal de São Paulo

 

A arquiteta Gabriela de Matos e o também arquiteto Paulo Tavares – que em maio passado receberam o prêmio Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza deste ano – vão fazer palestra nesta sexta-feira, dia 1º, às 14 horas, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. Na palestra, intitulada Terra, Bienal de Veneza, Gabriela e Tavares vão explicar o projeto curatorial do Pavilhão do Brasil, intitulado Terra, naquela bienal, que teve início em maio passado e se estende até novembro, sob o título O Laboratório do Futuro e curadoria da arquiteta e professora ganense-escocesa Lesley Lokko. Foi a primeira vez que o Brasil obteve o prêmio máximo de uma edição da Bienal de Arquitetura de Veneza, como anunciou na ocasião a ministra da Cultura, Margareth Menezes. “Parabéns à exposição Terra, que traz nossas origens com tanta força e poesia, e aos arquitetos e curadores Gabriela de Matos e Paulo Tavares”, festejou a ministra.

No projeto do pavilhão brasileiro na Bienal, Gabriela e Tavares propuseram uma revisão crítica da história da arquitetura brasileira, de acordo com texto publicado no site da FAU. “Os curadores iluminam as matrizes ameríndias e afro-brasileiras presentes – e normalmente ocultas – nessa história, renovando o olhar sobre nosso passado e presente e elaborando críticas ao modelo eurocêntrico da nossa tradição, importante também no Modernismo”, ainda segundo o texto. “Nesse sentido a ‘terra’ aparece tanto como material físico, que remete ao chão sobre o qual pisamos, quanto como referência mais abrangente ao próprio planeta.”

Gabriela de Matos e Paulo Tavares na Bienal de Arquitetura de Veneza, em maio passado – Foto: Reprodução/Instagram/Gabriela de Matos

 

Gabriela de Matos faz mestrado no Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos (Diversitas) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. “Arquiteta e urbanista afro-brasileira, cria projetos multidisciplinares com o objetivo de promover e destacar a cultura arquitetônica e urbanística brasileira a partir das lentes de raça e gênero”, destaca o texto da FAU. Ela é formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, é especialista em Sustentabilidade e Gestão do Ambiente Construído pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e fundadora do projeto Arquitetas Negras, iniciativa que busca dar visibilidade às arquitetas negras.

Paulo Tavares é professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Brasília (UnB). Ele explora as interfaces entre arquitetura, culturas visuais, curadoria, teoria e advocacia. Foi cocurador da Bienal de Arquitetura de Chicago, em 2019, nos Estados Unidos. Foi curador dos projetos Acts of Repair, do Preston Thomas Memorial Symposium, da Cornell University, nos Estados Unidos, e Climate Emergency > Emergence, do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa, em Portugal.

A palestra Terra, Bienal de Veneza, de Gabriela de Matos e Paulo Tavares, será nesta sexta-feira, dia 1º, às 14 horas, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP (Rua do Lago, 876, Cidade Universitária, em São Paulo. Entrada grátis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3091-4795.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.