Com o título “Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP. O que faz? Como podemos interagir?” o Grupo de Gestão de Comunicação da USP (Gecom) promoveu, no dia 12 de junho, no Edifício Central da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), o primeiro de uma série de workshops sobre comunicação que deverão ser realizados durante o ano, como parte das atividades do Gecom.
O principal propósito do workshop foi o de apresentar as estruturas e as atividades desenvolvidas pelas equipes da SCS, aos profissionais que atuam na área de comunicação da Universidade e discutir as ações que podem ser desenvolvidas em conjunto. “Serve para estreitar e manter o contato entre a SCS, as Unidades de Ensino e Pesquisa e os vários Órgãos Centrais”, destacou a presidente da Comissão Organizadora do Gecom e chefe técnica da Divisão Mídias Online, Márcia Blasques, na abertura do evento.
As diversas mídias da SCS tiveram a oportunidade de expor e comentar o trabalho realizado e a evolução de cada veículo ao longo dos anos. Representando o Jornal da USP, o repórter Paulo Hebmüller, definiu o veículo como o primeiro jornal universitário do Brasil dedicado a divulgar assuntos acadêmicos e científicos. Criado em 1985, o Jornal publicou, neste mês de junho, sua milésima edição. O repórter ressaltou que, para maior interação com as Unidades e as suas Assessorias de Imprensa, é importante que o Jornal receba pautas exclusivas e não apenas os mesmos press releases que são enviados para todos os lugares. Atualmente, o Jornal é semanal e seu fechamento ocorre às quartas-feiras.
Para que as informações administrativas da Universidade chegassem a todos de forma mais compreensiva e acessível, foi criada, em 1995, a Revista Espaço Aberto. “A Revista surgiu para diminuir a distância entre as diversas Unidades e os campi da USP, com o intuito de mostrar as pesquisas feitas pela Universidade e como elas afetam diretamente a vida de seus docentes e funcionários”, revela a editora Cinderela Caldeiras, à frente da publicação desde o começo. Atualmente na 150ª edição, a Revista é mensal e tem 32 páginas coloridas.
Outra mídia impressa da SCS é a Revista USP, que discute e aprofunda determinado tema sob perspectiva multidisciplinar. Publicada trimestralmente desde 1989, a Revista traz, em uma média de 160 páginas, reflexões que transitam pelas diversas áreas do conhecimento. O tema é definido pelo Conselho Editorial, composto por 10 conselheiros e o superintendente de Comunicação Social, que escolhem e convidam os colaboradores para escreverem os artigos. O veículo também é aberto a receber textos espontaneamente, que podem ser publicados, desde que atendam as normas da Revista.
Durante a apresentação, o editor da Revista USP, José Francisco de Carvalho Costa, ressaltou que a publicação “possibilita o debate plural e traz a opinião de especialistas da USP e de fora da Universidade”, e adiantou que, para a 100ª edição, que deve ser lançada em fevereiro de 2014, quando completará também 25 anos de existência, o veículo publicará um especial sobre educação.
Na rede
“A vitrine da USP na rede”. Foi assim que a chefe técnica do USP Online, Luiza Helena Gonçalves Caires, iniciou sua apresentação sobre o Portal da USP. Criado em 1997, o Portal funciona como um mapa, que organiza uma imensa quantidade de informações sobre a Universidade. O Portal abriga uma página com a relação de eventos que são realizados na Universidade – aproximadamente 500 são cadastrados mensalmente; realiza o atendimento à imprensa por meio de uma Base de Especialistas; mantém, pelo Fale Conosco, um relacionamento on–line com toda a sociedade; e disponibiliza o Banco de Imagens. Além de escrever as informações contidas no Portal, a equipe também produz matérias inéditas, videorreportagens e fotorreportagens.
Para ampliar a divulgação científica da Universidade, surgiu, em 1996, a Agência USP de Notícias. “A sociedade tem o direito de saber o que é feito, principalmente, em relação à pesquisa”, afirmou o chefe técnico da Agência, Antonio Carlos Quinto. Em sua apresentação, Quinto mostrou o caminho percorrido pela notícia veiculada pela Agência até chegar ao público em geral. A equipe do veículo busca informações exclusivas sobre as pesquisas realizadas nas Unidades e elaboram um boletim diário que é enviado a mais de cinco mil assinantes cadastrados, entre estudantes, profissionais liberais e jornalistas, e estes últimos as utilizam como fonte de informação para a produção de suas matérias.
“O produto da Agência são as matérias sobre as pesquisas da Universidade, que proliferam de maneira satisfatória na TV, rádio, jornais de São Paulo e também de outros Estados do Brasil”, destacou Quinto, que ao final de sua apresentação, reiterou aos profissionais da área de comunicação das Unidades que o veículo está aberto ao recebimento de pautas, indicações e dúvidas sobre o que pode gerar uma notícia.
Som e Imagem
Com a TV USP, no ar há 15 anos, a Universidade está presente no Canal Universitário, “e hoje tem quatro canais temáticos para cobrir as diversas áreas do conhecimento: Saúde, Tecnologia, Ciência e Arte e Cultura, e cujo conteúdo também é disponibilizado no site do IPTV”, destaca o chefe da Divisão de Mídias Audiovisuais e responsável pela TV, Pedro Ortiz, no cargo desde 2002. Esta convergência de mídias também foi um assunto comentado pelo chefe da Divisão de Radiofusão e responsável pela Rádio USP, Celso dos Santos Filho, ressaltando que “a integração com as outras mídias e com as Unidades da USP é importante para a produção de conteúdo”. A Rádio USP foi inaugurada em 1977 e hoje tem 92 programas.
“Dar visibilidade para a Universidade em áreas prioritárias”, este foi o objetivo da criação, há 13 anos, da Divisão de Relações Públicas, Marketing e Publicidade, afirmou o chefe desta Divisão, Lupércio Tomaz. O trabalho desta área consiste em ajudar a produzir relatórios de gestão, logotipos e o Manual do Calouro; assessorar as Unidades da USP em eventos, como o próprio Gecom, realizado em agosto de 2012; participar de eventos para a divulgação do nome da Universidade, como em Feiras de Estudantes e a Bienal do Livro.
Grupo de Gestão de Comunicação da USP
Este primeiro workshop de gestão da comunicação foi coordenado pelos representantes dos campi de Piracicaba, Bauru e Pirassununga, respectivamente, Luciana Jóia de Lima, Marianne Ramalho Ferreira e Regis Gonçalves. O próximo será realizado nesta quinta-feira, dia 27 de junho, das 14h30 às 17h30, no auditório Prof. José Geraldo Massucato da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Com o título “A Universidade sabe se comunicar?”, esse segundo workshop será coordenado pela assessora de Imprensa da USP, Adriana Cruz, e terá como objetivo o de trocar experiências e discutir as iniciativas de comunicação desenvolvidas pelos profissionais que atuam na área de assessoria de imprensa nas outras universidades estaduais paulistas e na Secretaria Estadual de Educação.
Os workshops fazem parte das atividades do Gecom, cujo início foi marcado por um encontro promovido nos dias 23 e 24 de agosto passado, na cidade de Itupeva, São Paulo. Os profissionais de comunicação tiveram a oportunidade de assistir a palestras proferidas por professores e especialistas da área sobre planejamento estratégico, uso de novas tecnologias e divulgação científica, além de discutir temas-chave da comunicação na Universidade.
(Fotos: Marcos Santos/USP Imagens)