Afasia, condição neurológica que afeta a comunicação

Segundo Ricardo de Oliveira, a afasia afeta o sistema cognitivo, impedindo a capacidade de falar, escrever, compreender ou ler e tende a ocorrer após lesões cerebrais

 26/04/2022 - Publicado há 2 anos
Por
Tumor cerebral, derrame cerebral, hemorragia, traumatismo craniano, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Alzheimer podem contribuir para um quadro de afasia – Fotomontagem sobre afasia – Arte: Jornal da USP
Logo da Rádio USP

Afasia é uma condição neurológica que afeta a comunicação, ou seja, há perda total dessa capacidade. Antes do estágio de afasia, há a disfasia, para se designar qualquer transtorno, incluindo os discretos, do uso simbólico das palavras. A afasia e a disfasia influenciam na capacidade do paciente de escrever, falar, compreender ou ler.

Ricardo de Oliveira – Foto: Arquivo Pessoal

Em entrevista ao Jornal da USP 1ª Edição, o doutor em Clínica Cirúrgica e médico assistente de Neurocirurgia, Ricardo de Oliveira, que também é professor no Departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, explica como a afasia atinge o corpo. “Geralmente, no ser humano, a linguagem está localizada no lado esquerdo da cabeça, onde se encontra o lobo temporal e o lobo frontal. Essa área, que está na região frontal, tem a função de articulação da linguagem, ou seja, quando a pessoa precisa responder uma pergunta ela necessita verbalizar. A verbalização, por exemplo, está relacionada com essa área, na região frontal do lado esquerdo, onde a afasia atinge”, descreve o especialista. 

Lesões cerebrais

A afasia ocorre normalmente depois de lesões cerebrais. Oliveira conta que há várias causas, por exemplo, tumor cerebral, derrame cerebral, hemorragia, traumatismo craniano, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Alzheimer. Ele ressalta que qualquer alteração de falta de entendimento e de compreensão, assim como de episódios de  esquecimento, identificada por algum familiar, amigo ou pelo próprio paciente deve ser investigada, pois pode ser um sintoma.

Há alguns testes neuropsicológicos para identificar afasia, como o teste de afasia de Boston, que ajudam a entender os diferentes tipos de disfunção da linguagem. Várias funções da linguagem são avaliadas por esses testes como: fluência do discurso, compreensão do discurso, capacidade de nomeação, capacidade de repetição, leitura, escrita.

O tratamento para afasia depende da causa, de acordo com Oliveira. Se o que causou a afasia foi um aumento da pressão arterial que levou a um derrame, então deve ser corrigida a pressão arterial e tratado o derrame cerebral para reduzir o dano. Além disso, a fim de melhorar a questão da comunicação, o tratamento pode ser feito com programas de reabilitação de linguagem e sessões com terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.