Ex-reitora da USP recebe medalha “Armando de Salles Oliveira”

A professora da FCFRP, Suely Vilela, reitora na gestão 2005-2009, receberá no dia 4 de novembro, quinta-feira, às 16hs, a Medalha “Armando de Salles Oliveira”, em cerimônia que será realizada no Salão de Atos do Gabinete do Reitor para convidados. Na ocasião, seu quadro de reitora também será fixado na Galeria de Reitores da Universidade.

03/11/2010 - Publicado há 13 anos

A reitora da USP, na gestão 2005-2009, Suely Vilela, receberá no dia 4 de novembro, quinta-feira, às 16h, a Medalha “Armando de Salles Oliveira”, em cerimônia que será realizada no Salão de Atos do Gabinete do Reitor. Na ocasião, seu quadro também será entronizado na Galeria de Reitores da Universidade.

A concessão da medalha à ex-reitora foi aprovada na última reunião do Conselho Universitário (CO), realizada em 14 de setembro. Suely, que é professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP), tem graduação em Farmácia Bioquímica, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas – área de Bioquímica, todos pela FCFRP. Atua na área de Farmácia, com ênfase em Controle de Qualidade e na área de Toxinologia, com ênfase no isolamento e caracterização funcional e estrutural de toxinas animais. É membro da Academia de Ciências de Ribeirão Preto e da Academia Nacional de Farmácia.

A medalha “Armando de Salles Oliveira” foi criada pela Resolução 5477, de 2 de outubro de 2008, e leva o nome do governador do Estado de São Paulo que assinou o Decreto de criação da USP no ano de 1934. Ela tem a finalidade de homenagear pessoas, entidades e organizações, nacionais ou estrangeiras, que contribuíram de modo excepcional e decisivo para a valorização institucional, cultural, social e acadêmica da USP. Podem propor candidaturas ao recebimento da medalha as Unidades ou Órgãos de Integração ou os Conselhos Centrais da USP ou, ainda, a proposta deve partir de 20% dos membros do Conselho Universitário, ou da Reitoria.

Os primeiros homenageados com a medalha foram os ex-reitores da USP de 1978 a 2005, ainda vivos, durante as comemorações dos 75 anos da Universidade, em Sessão Solene do Co realizada no dia 26 de janeiro de 2009, no Memorial da América Latina: Waldyr Muniz Oliva, Antônio Hélio Guerra Vieira, José Goldemberg, Roberto Leal Lobo e Silva Filho, Ruy Laurenti, Flávio Fava de Moraes, Jacques Marcovitch e Adolpho José Melfi.

(Com informações do Serviço de Comunicação Social da Coordenadoria do Campus de Ribeirão Preto / Foto: Ernani Coimbra)