Na atmosfera de Marte, som possui duas velocidades diferentes

A partir de registros inéditos de áudio vindos do planeta vermelho, cientistas confirmaram que a velocidade de sons mais agudos é ligeiramente maior do que a velocidade de sons mais graves

 08/04/2022 - Publicado há 2 anos
Por
Arte Jornal da USP sobre um afloramento rochoso com 6 metros de altura do Mont Mercou, em Marte – Foto: Nasa/JPL-Caltech/MSSS

 

Logo da Rádio USP

Um artigo publicado na revista Nature, na última semana, revelou que, em Marte, o som possui duas velocidades, o que causa um efeito retardado na audição.

A descoberta surgiu a partir de uma análise das cinco horas de som captadas pelos microfones do rover Perseverance, na Nasa, que pousou no planeta vermelho em fevereiro do ano passado. Os áudios foram os primeiros registros de som do planeta vermelho.

Conforme explica o professor Enos Picazzio, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, “a propagação do som em qualquer lugar depende do meio”, ou seja, mesmo aqui no planeta Terra, o som se propaga com velocidades diferentes na água e no ar. 

A partir da análise dos áudios do rover, cientistas confirmaram pela primeira vez que a velocidade do som é mais lenta em Marte, viajando a 240 metros por segundo, em comparação com os 340 metros por segundo da Terra. Entretanto, o que realmente surpreendeu os pesquisadores foi quando, no mesmo meio, o som feito por laser viajou 250 metros por segundo – 10 metros mais rápido do que o esperado.

“Eles descobriram que frequências mais altas, que seriam os sons agudos, possuem uma propagação um pouquinho mais elevada do que os sons mais graves”, explica Picazzio, ao esclarecer que o fato pode ser explicado pelas diferentes condições de temperatura, pressão e composição atmosférica do planeta.

Por meio de um exemplo prático, o professor ilustra que, em Marte, “talvez não seríamos capazes de escutar ou decifrar uma música da mesma maneira que na Terra”. 

De acordo com Picazzio, o achado vai ajudar cientistas a refinar o modelo conhecido da atmosfera marciana e balizar futuros experimentos envolvendo som em outros corpos do Sistema Solar. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.