Marta Arretche explica o livro Trajetórias das Desigualdades

O livro “Trajetórias das Desigualdades: o que mudou no Brasil nos últimos 50 anos” é um dos maiores balanços sobre as desigualdades já feito no país. São 14 estudos inéditos sobre aspectos como a renda, a escolaridade, o mercado de trabalho, a participação política, o acesso à saúde, a questão das mulheres e dos não brancos, entre outros. Quem fala sobre as conclusões do estudo é Marta Arretche, cientista social e professora da USP, também diretora do Centro de Estudos da Metrópole.

 03/06/2015 - Publicado há 9 anos     Atualizado: 18/10/2019 as 11:34
Por

arretche02

O livro “Trajetórias das Desigualdades: o que mudou no Brasil nos últimos 50 anos” é um dos maiores balanços sobre as desigualdades já feito no país. São 14 estudos inéditos sobre aspectos como a renda, a escolaridade, o mercado de trabalho, a participação política, o acesso à saúde, a questão das mulheres e dos não brancos, entre outros.

Para fazer esses levantamentos, os pesquisadores do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) usaram os dados dos censos do IBGE de 1960 a 2010 e chegaram a conclusões surpreendentes – e que desafiam o que se pensava nas Ciências Sociais até hoje. Quem conta as novidades é Marta Arretche, cientista social e professora da USP, também diretora do Centro de Estudos da Metrópole.

Ouça a entrevista de Marta Arretche para o Ciência USP:

Logo da Rádio USP
Ouça também: Aumenta o isolamento de ricos enquanto periferias estão mais diversificadas em SP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.