Infecção no intestino pode levar a alergias e inflamações futuras

Uma simples infecção intestinal foi capaz de transformar o sistema imunológico de camundongos, tornando-os mais suscetíveis a alergias alimentares e a inflamações no intestino –

 01/09/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 18/10/2019 as 11:33
Por

Uma simples infecção intestinal foi capaz de transformar o sistema imunológico de camundongos, tornando-os mais suscetíveis a alergias alimentares e a inflamações no intestino – chamadas de colites.

Nos vídeos abaixo, a biomédica Denise Fonseca, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB), explica o mecanismo envolvido nesse processo.

[embedyt] https://www.youtube.com/embed?listType=playlist&list=PLAudUnJeNg4vIA7TkBM_kxYIUWA9T-bBA&v=sn-ZgUoZ0oM&layout=gallery[/embedyt]

Etapa 2: carboidratos

Em uma segunda etapa de investigação, Denise registrou também alterações no metabolismo desses animais.

Eles se tornaram mais aptos a aproveitar os carboidratos da dieta, engordando mais que os camundongos que não tiveram infecção.

Nova síndrome metabólica

Desenho mostrando intestino (à esquerda), linfonodo (à direita) e vaso linfático (ao centro). No linfonodo, células dendríticas (laranjas) apresentam bactérias e alimentos aos linfócitos.

Os animais, porém, não desenvolveram diabetes – o que seria esperado no caso de uma síndrome metabólica clássica.

Denise interpreta os resultados inesperados como um novo tipo de síndrome metabólica, que, segundo ela, pode estar ligado à atual epidemia de obesidade no mundo.

A primeira etapa da pesquisa já rendeu um artigo, publicado na revista Cell:

Microbiota-Dependent Sequelae of Acute Infection Compromise Tissue-Specific Immunity

Reportagem: Ana Paula Chinelli, Lucca Chiavone Alves e Pedro Maia | edição: Ana Paula Chinelli e Lucca Chiavone Alves | arte: Daniel Hebling e Lucca Chiavone Alves Imagens extras: Ministério da Saúde

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.