Entrega do Prêmio Ortega Y Gasset em Ciências Humanas acontece no dia 22/11

Este Prêmio é destinado a obras inéditas, produzidas por docentes e estudantes de pós-graduação vinculados à USP, no campo da reflexão filosófica, cultural, artística e política do Brasil.

José Ortega y Gasset, 1883-1955, (foto) é considerado um dos maiores filósofos em língua espanhola e marcou o pensamento de autores como Gilberto Freyre e Hélio Jaguaribe, entre outros. Entre suas principais obras estão A Rebelião das Massas, O Que É a Filosofia? e Espanha Invertebrada

No próximo dia 22 de novembro, quinta-feira, às 11h, no Auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, acontece a cerimônia de entrega do Prêmio Ortega y Gasset em Ciências Humanas. Este prêmio se destina a obras inéditas, produzidas por docentes e estudantes de pós-graduação vinculados à USP, no campo da reflexão filosófica, cultural, artística e política do Brasil.

Bianual, o Prêmio Ortega y Gasset em Ciências Humanas é uma parceria da USP com o banco Santander cujo objetivo é incentivar e promover a pesquisa científica e cultural na área de Ciências Humanas da Universidade. O primeiro colocado receberá um prêmio no valor de R$ 35 mil, enquanto o segundo colocado recebe R$ 20 mil. Já a obra classificada como “Menção Honrosa” recebe R$ 10 mil. Entre os indicados, estão trabalhos de áreas como arquitetura, história, literatura, artes e geografia.

Na ocasião, também será apresentado o projeto da Tenda Cultural Ortega y Gasset, um novo espaço de cultura na USP que irá abrigar exposições, apresentações artísticas e uma agenda de debates com personalidades de renome nacional e internacional.

Editais 2012: balanço e assinatura do termo de compromisso

Além da premiação e apresentação do projeto, na cerimônia serão mostrados os resultados alcançados pelo Programa de Editais 2012, com os quais a PRCEU vai destinar cerca de R$ 17 milhões para 129 projetos, de 43 unidades e órgãos da USP, nas áreas de Preservação de Acervos e Patrimônio Cultural, Memória e Intercâmbio de Atividades de Cultura e Extensão.

Desde o dia 1º de novembro, quando foram anunciados os projetos contemplados, a PRCEU prepara a abertura de processos para o início dos trabalhos, com toda a documentação entregue pelos proponentes no ato da inscrição. Aquele que teve seu projeto aprovado em um dos editais da PRCEU poderá, já no dia 22, assinar o Termo de Compromisso para, com isso, agilizar o processo de execução do repasse de recursos.

O Auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin está localizado na Rua da Biblioteca s/nº –  Cidade Universitária, São Paulo.

A confirmação de presença deve ser feita pelo telefone: (11) 3091-1778 / 1933 ou pelo e-mail: prceueditais@usp.br
Mais informações pelo telefone: (11) 3091-3250 ou por e-mail: veronica.cristo@usp.br

(Com informações da Divisão de Comunicação Institucional da PRCEU / Foto: Divulgação)