Diretores do Museu de Zoologia, FSP e IME tomam posse em abril

As cerimônias de posse dos novos diretores do Museu de Zoologia (MZ), da Faculdade de Saúde Pública (FSP) e do Instituto de Matemática e Estatística (IME) acontecem, respectivamente, nos dias 8, 16 e 23.

Neste mês de abril serão realizadas cerimônias de posses dos novos diretores do Museu de Zoologia (MZ), da Faculdade de Saúde Pública (FSP) e do Instituto de Matemática e Estatística (IME), respectivamente nos dias 8, 16 e 23.

O novo diretor do Museu, Marcos Domingo Siqueira Tavares, tem graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula, mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); possui doutorado em Zoologia – Université Pierre et Marie Curie, Paris e Muséum national d’Histoire naturelle, Paris; pós-doutorado pelo Muséum national d’Histoire naturelle, Paris. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Carcinologia Sistemática, atuando principalmente nos seguintes temas: filogenia, biogeografia, biodiversidade e bentos marinho. Foi Diretor da Divisão Científica do Museu de 2006 a 2010 e, vice-diretor do Museu de 2009 a 2013. No mesmo dia 6, às 17h, o novo vice-diretor do Museu, Carlos José Einicker Lamas, também toma posse em cerimônia na Sala do Conselho Universitário, situada à Rua da Praça do Relógio, 109 – Cidade Universitária, São Paulo.

No dia 16 de abril, quarta-feira, às 19h, é a vez da solenidade de posse do diretor da FSP, Victor Wünsch Filho, e da vice-diretora, Patrícia Helen de Carvalho Rondó. Wünsch tem graduação em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM); especialização em Saúde Pública pela FSP e residência médica pela USP; mestrado em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da USP; doutorado em Saúde Pública pela FSP; e pósdoutorado pela International Agency for Research on Cancer.  Atua nas áreas de epidemiologia do câncer e epidemiologia dos agravos à saúde relacionados ao trabalho. Tem experiência na condução de projetos multicêntricos para o estudo da etiologia e do prognóstico do câncer, particularmente tumores de cabeça e pescoço, pulmão e leucemia infantil, incluindo fatores de risco ambientais, ocupacionais, comportamentais, sociais, biológicos e genéticos.

Desde 2004, o novo diretor da FSP também é membro da Coordenação de Saúde da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), foi chefe do Departamento de Epidemiologia da FSP de 2010 a 2014. A cerimônia acontece no Auditório Prof. Dr. João Yunes – Prédio da Biblioteca da FSP, situada à Av. Doutor Arnaldo, 715 – Pinheiros, São Paulo – próxima ao metrô Clínicas.

No IME, acontece no dia 23, quarta-feira, às 17h, na Sala do Conselho Universitário, a posse do diretor, Clodoaldo Grotta Ragazzo e do vice-diretor, Severino Toscano do Rego Melo. Ragazzo possui graduação em Biociências e em Engenharia Naval pela USP e doutorado em Física pelo Instituto de Física na mesma Universidade. Trabalha na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: equações diferenciais ordinárias, sistemas hamiltonianos, mecânica de fluidos e equações diferenciais com retardamento.