Concurso escolhe cientista que vai representar o Brasil em evento de comunicação científica

Escolhido terá até três minutos para explicar um tema científico para o público leigo

 06/05/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 24/04/2018 as 13:28

A final nacional do FameLab, concurso mundial de comunicação científica, acontece no dia 11 de maio, em São Paulo. Realizado no Brasil pelo British Council, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o FameLab é uma competição que já ocorre em 32 países desde 2005, mas é inédita por aqui. Os participantes – pesquisadores bolsistas da Fapesp – vão se revezar no palco em apresentações de até três minutos em que deverão explicar um tema científico para o público leigo.

Desafiados a produzir um vídeo, os finalistas foram avaliados em três critérios: conteúdo, clareza e carisma. As apresentações, em geral produções domésticas, não contaram com recursos de edição ou efeitos especiais. Um comitê formado por especialistas em comunicação e por cientistas selecionou 11 nomes, sete deles são pesquisadores ligados à USP.

Mayana Zatz, professora de Genética do Instituto de Biociências (IB) da USP e coordenadora do Centro de Pesquisa do Genoma Humano e Células-Tronco, será uma das juradas da final nacional do concurso. Além dela, o painel de jurados contará com Julia Knights, diretora da Science & Innovation Network, iniciativa do governo britânico para a colaboração científica e tecnológica entre Reino Unido e Brasil; Mônica Teixeira, diretora da TV Univesp, canal digital da TV Cultura, que integra a Universidade Virtual do Estado de São Paulo, dentre outras personalidades da ciência e comunicação.

Alex Ellis, embaixador britânico no Brasil, fará a premiação do vencedor, que vai representar o país na final internacional do concurso, em junho, no Reino Unido. O evento acontece às 17 horas no Centro Britânico Brasileiro, na Rua Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros, São Paulo.

Mais informações: site www.britishcouncil.org.br/famelab

Com informações da Agência FAPESP


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