Cientistas mapeiam a origem genética dos brasileiros

Os brasileiros se identificam como brancos, pardos, negros, indígenas, asiáticos… Mas será que essa classificação também é biológica? Cientistas do Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco, da USP, fizeram o primeiro mapa genético em idosos da nossa população e chegaram a informações surpreendentes.

16/05/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 04/12/2019 as 11:12

Além de não verem uma correlação clara entre a autoclassificação e a genética, eles também descobriram 207 mil variações em genes de brasileiros que nunca tinham sido vistas no mundo.

[embedyt] https://www.youtube.com/embed?listType=playlist&list=PLwA0zWYFcS_iD8oNJVThOOQ3pyR34mI2o[/embedyt]

Mapa genético

Para fazer o mapa genético, chamado de Análise de Componentes Principais, foram analisadas amostras de sangue de 609 idosos representativos da população de São Paulo. A partir dessas amostras, foi sequenciado o exoma de cada idoso – o exoma é a parte do DNA que traz as informações necessárias para se produzir as proteínas dentro das células.

Em seguida, o conjunto de exomas foi comparado a um exoma considerado “de referência” para o ser humano e a bancos de dados de exomas internacionais. Após a análise de todos os dados, os pesquisadores chegaram às variantes exclusivas dos brasileiros.

Como as proteínas formam a estrutura e também atuam nas funções do corpo de um indivíduo, os cientistas querem agora analisar essas variantes  para obter informações sobre as características únicas da população do país.