Escola Politécnica discute os grandes desafios da engenharia em workshop

Os chamados “grand challenges” atuais têm como características serem de alcance global e requererem soluções multidisciplinares

19/07/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 03/08/2018 as 16:21
Para professor da Poli, desafios criaram um movimento global nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, a chamada convergência tecnológica – Foto: StockSnap via Pixabay – CC

.
A Escola Politécnica (Poli) da USP realizará, nos dias 6 e 7 de Agosto de 2018, o evento Strategic Workshop on Engineering Grand Challenges. A proposta é reunir palestrantes internacionais renomados de áreas estratégicas da engenharia e debater soluções para os grandes desafios a serem enfrentados pela humanidade nas próximas décadas. “A tecnologia e a engenharia continuam sendo inevitavelmente as melhores opções para superar os grandes desafios da humanidade”, defende o professor da Poli Emílio Carlos Nelli Silva, um dos organizadores do evento.

O docente contextualiza que, embora a tecnologia tenha propiciado vantagem competitiva durante todo o processo civilizatório, ela contribuiu decisivamente para os problemas e desafios da atualidade, como degradação ambiental e a escassez de recursos naturais. “Estes desafios vêm sendo classificados como engineering grand challenges. Qualquer lista que se elabore com estes eles, inevitavelmente cobrirá temas para pesquisa e desenvolvimento, particularmente para a próxima década, em áreas associadas a saúde, segurança alimentar, infraestrutura urbana, acesso à água tratada, energia, mobilidade, meio ambiente e segurança”, conta.

Tais desafios têm em comum algumas peculiaridades: são de alcance global e multidisciplinares, e requerem a associação de cientistas e engenheiros dos mais diversos campos do conhecimento, que devem trabalhar de forma coordenada e sistematizada. “Isso criou um movimento global nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, chamado de convergência tecnológica”. O Workshop terá como objetivo trazer grandes lideranças internacionais para discutir esses temas junto à comunidade científica nacional, para explorar em profundidade a questão no cenário das pesquisas acadêmicas.

Entre os convidados para debater o tema estão o reitor da USP e professor da Poli, Vahan Agopyan, José Goldemberg (Presidente do Conselho Superior da Fapesp), Andrew Alleyne (University of Illinois – Urbana-Champaign), Lucio Soibelman (University of Southern California), Shimon Y. Nof (Purdue University), Glaucio H. Paulino (Georgia Institute of Technology) e J. N. Reddy (Texas A&M University). O evento marca ainda o lançamento do primeiro número da revista Polytechnica editada pela Springer-Nature.

O evento irá das 8 horas às 17h30 no dia 6 de agosto e das 8 horas às 12h30 no dia 7 e será sediado no Anfiteatro da Poli, Rua Prof. Luciano Gualberto, 380, trav. 3, Cidade Universitária. As inscrições devem ser feitas neste formulário.

Com informações do Serviço de Comunicação da Poli

Mais informações: email comunicacao@poli.usp.br.