“Acreditamos em uma relação simbiótica humano-máquina”

Marcelo Zuffo, professor da Escola Politécnica e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do ventilador mecânico Inspire, foi o primeiro entrevistado da série Você e o Pesquisador

29/07/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 10/08/2020 as 19:22

“Todo pesquisador é movido pela curiosidade e tem uma pergunta”, diz o engenheiro Marcelo Zuffo, professor da Escola Politécnica e coordenador do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP. A pergunta que move o seu laboratório é “muito simples”, segundo ele: “Como vai ser a convivência do ser humano com outro ser inteligente, chamado computador?”.

Se o mundo hoje já tem cerca de 750 bilhões de computadores em operação — cerca de cem máquinas para cada ser humano —, esse número deverá chegar a 1 trilhão nos próximos dois ou três anos, segundo Zuffo. “A gente acredita em uma relação simbiótica humano-máquina”, diz o professor. “Achamos que a computação é um fator determinante na evolução do sapiens contemporâneo, e essa evolução se dá pela interação entre o humano e a máquina.”

Um dos frutos mais recentes dessa simbiose é o ventilador mecânico Inspire, que pesquisadores da Escola Politécnica — liderados por Zuffo e seu colega Raúl Gonzalez Lima, da Engenharia Biomédica — desenvolveram, num prazo curtíssimo, para auxiliar no tratamento de pacientes com covid-19 nos hospitais. Simples, barato e de fabricação rápida — porém tecnologicamente sofisticado —, o equipamento foi aprovado nos primeiros testes com pacientes e agora está em fase de produção na USP, em parceria com o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), que também fica dentro da Universidade.

Zuffo foi o primeiro convidado do programa Você e o Pesquisador, que fará uma série de entrevistas com cientistas da Universidade de São Paulo, a cada 15 dias, transmitidas ao vivo pelo Canal USP do YouTube. A iniciativa, organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, está conectada à exposição virtual Você e a USP – A Universidade de São Paulo sempre presente na sua vida, inaugurada em 15 de julho, com o intuito de mostrar as diversas contribuições das pesquisas científicas realizadas na Universidade para a sociedade.

Assista abaixo à integra da entrevista com o pesquisador, realizada em 29 de julho.