Você e o Pesquisador: uma conversa com Ester Sabino

Especialista em doenças infecciosas, professora da Faculdade de Medicina da USP é uma das protagonistas no rastreamento da pandemia de covid-19 no Brasil. Evento é nesta quarta-feira, 11h, no Canal USP do YouTube

 03/11/2020 - Publicado há 3 anos
Por

Antes mesmo do SARS-CoV-2 chegar ao Brasil, pesquisadores da Universidade de São Paulo e do Instituto Adolfo Lutz já estavam se preparando para sequenciar o genoma das primeiras cepas do vírus que desembarcassem por aqui. E assim foi feito: em 28 de fevereiro, míseras 48 horas após a confirmação dos dois primeiros casos de covid-19 em São Paulo, foram publicados os genomas completos dos vírus de ambos os pacientes, contendo informações essenciais para a identificação genética e o rastreamento epidemiológico do mais novo vilão da saúde pública mundial.

A professora Ester Sabino, da Faculdade de Medicina da USP, foi uma das cientistas que lideraram esse esforço, e desde então vem sendo uma das protagonistas no rastreamento epidemiológico da pandemia no Brasil. Ela será a convidada desta quarta-feira, 4 de novembro, na série de lives Você e o Pesquisador, que recebe professores da USP para falar sobre a importância da ciência e a contribuição de suas pesquisas para a sociedade. O evento é das 11h às 12h, com transmissão ao vivo pelo Canal USP do YouTube, com oportunidade para perguntas do público: https://youtu.be/eJkUVpnQp7c

+ Mais

Coronavírus pode ter infectado 66% dos habitantes de Manaus, estima pesquisa

Isolamento social no Brasil reduziu transmissão do coronavírus pela metade, diz estudo na “Science”

Tecnologia que sequenciou coronavírus em 48 horas permitirá monitorar epidemia em tempo real

Médica, imunologista e ex-diretora do Instituto de Medicina Tropical da USP, Ester é especialista em doenças infecciosas e epidemiologia molecular — ou seja, no estudo de doenças infecciosas por meio da genômica e de outras ferramentas da biologia molecular. É também uma das coordenadoras do Centro Conjunto Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (CADDE), um consórcio de pesquisadores brasileiros e britânicos dedicado à pesquisa “em tempo real” de epidemias causadas por vírus que são transmitidos por mosquitos, como dengue, zika e febre amarela — mas que também vem atuando fortemente no caso da covid-19, rastreando a evolução e a dispersão do novo coronavírus no Brasil.

A série Você e o Pesquisador é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, vinculada à exposição virtual Você e a USP – A Universidade de São Paulo sempre presente na sua vida, que busca mostrar a contribuição e o impacto das pesquisas científicas produzidas pela USP para a sociedade brasileira ao longo dos anos. As entrevistas acontecem a cada 15 dias e as gravações ficam disponíveis no Canal USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.