A edição genética e sua aplicação na área médica

Na coluna desta semana, Mayana Zatz dá mais detalhes de como essa abordagem pode ajudar pacientes no futuro

 Publicado: 04/08/2022

Em edições passadas, a professora Mayana Zatz, diretora do Centro de Estudos sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL) falou sobre os dez anos da publicação da técnica de CRISPR e do seu potencial na agricultura e em modelos animais. Hoje (4/8), a geneticista retoma o tema tratando da aplicação desta abordagem na medicina. 

Pesquisadores especialistas em câncer estão testando diferentes genes presentes em cânceres para identificar qual é o responsável pelo crescimento tumoral. Algumas empresas americanas, por exemplo, editam genes do sistema imunológico para que combatam um tumor de forma mais agressiva. 

Saiba mais sobre o que está sendo feito e os questionamentos éticos da técnica de CRISPR na coluna.


Decodificando o DNA
A coluna Decodificando o DNA, com a professora Mayana Zatz, vai ao ar quinzenalmente toda quarta-feira às 10h50, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.