USP precisa de voluntárias para pesquisa sobre efeitos do treinamento de alta intensidade

O estudo da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto será feito em piscina funda, com todos os protocolos de segurança e sanitário

 23/03/2022 - Publicado há 2 anos
Por

A Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP recruta mulheres, com idade entre 25 e 45 anos, para participarem de pesquisa que vai analisar os efeitos de treinamento intervalado de alta intensidade, associado a condição ambiental em menor concentração de oxigênio. 

Podem participar mulheres com idade entre 25 e 45 anos, com  obesidade grau 1, com índice de massa corporal entre 30-35, e não praticar atividade física há um ano nem estar em dieta. Além disso, precisa estar disposta a comparecer no campus da USP três vezes por semana para realizar o treinamento de aproximadamente uma hora em horário que será combinado, durante o período de dois meses. 

A análise será feita em uma corrida em piscina funda, mas com um elástico em uma ponta presa na borda da piscina e a outra no colete, como se fosse uma força puxando a participante para trás enquanto ela corre para frente. Durante o descanso a participante colocará uma máscara por onde ela ficará respirando ar com menor concentração de oxigênio, para simular como se estivesse a 3 mil metros de altitude. 

Segundo os pesquisadores, toda a prática é segura e seguirá protocolos sanitários contra a covid e acompanhamento de profissional de educação física, além de ser gratuito.

As atividades terão início no dia 4 de abril e as interessadas podem entrar em contato pelo WhatsApp (13) 99207-0520 ou pelo e-mail: corridanapiscina@gmail.com


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.