USP Filarmônica e Grupo Pó de Café apresentam a “Suíte Café”

As apresentações, sempre às 20h, serão na terça-feira, 29/8, no campus da USP em Ribeirão Preto, e no dia 30/8, no Teatro Municipal da cidade de São Carlos

25/08/2023 - Publicado há 8 meses     Atualizado: 28/08/2023 as 15:13
USP Filarmônica acima e Grupo Instrumental Pó de Café – Foto: Divulgação

O Grupo Instrumental Pó de Café e a USP Filarmônica apresentam na terça-feira, 29/8, no Auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) no campus da USP, e na quarta-feira, dia 30/8, no Teatro Municipal da cidade de São Carlos, a Suíte Café.

As apresentações, gratuitas, serão às 20h, e fazem parte do 176º Concerto USP Filarmônica e Pó de Café, promovido pelo Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, com apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo

Programa Suíte do Café

O grupo Pó de Café se reúne com a USP Filarmônica para aliar texturas orquestrais à sua música. As composições são inspiradas pelas raízes agrícolas da região de Ribeirão Preto. Famosa pela terra roxa e por ter sido a “capital mundial do café” – produto que lastreou a economia da região desde a segunda metade do século 19 até os anos 40 do século passado –, Ribeirão traz as marcas culturais desse processo histórico até hoje. Suíte do Café é uma série de composições referentes a episódios dessa história. Os vários movimentos musicais se complementam em uma peça musical que une a tradição da orquestra sinfônica com as sonoridades contemporâneas do jazz afro-brasileiro do Grupo Pó de Café.

Na abertura Rubinho Antunes; Entre Rios (Bruno Barbosa/Murilo Barbosa/Rubinho Antunes); Novo Oeste (Bruno Barbosa); Mogiana (Rubinho Antunes); Braçal (Bruno Barbosa); Café Bourbon (Bruno Barbosa/Rubinho Antunes); Geada (Murilo Barbosa/Rubinho Antunes); e 1929 – Epílogo (Rubinho Antunes). Extras: Tristeza do Jeca (Angelino de Oliveira) e Rio de Lágrimas (Lourival dos Santos).

Grupo Instrumental Pó de Café

O grupo instrumental Pó de Café desenvolveu uma identidade musical em seus 12 anos de carreira. Cada um dos quatro discos lançados nesse período mostra a disposição do grupo em abordar o material musical de formas inusitadas, explorando ritmos afro-brasileiros, texturas harmônicas modais e métricas incomuns. As composições são submetidas à criação de arranjos orgânicos e dinâmicos. Em seus trabalhos, as temáticas escolhidas e pesquisas sonoras são fundamentais para o resultado estético. O grupo já se apresentou em importantes palcos e festivais, como Sesc Jazz & Blues, SIM São Paulo (Semana Internacional da Música), BNDS Rios de Janeiro, CCSP e Festival Jazz a La Calle, no Uruguai. Em 2021 recebeu a cantora Maria Rita para a gravação da música Tantas Mães que foi lançada no álbum Interior (2021).

USP Filarmônica

Fundada em 2011, a USP Filarmônica é formada exclusivamente por estudantes de graduação em seus quadros de bolsistas, cumprindo as atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade pública, e atuando também com professores, funcionários, ex-estudantes egressos do Curso de Música da USP em Ribeirão Preto e demais artistas convidados. Rubens Russomanno Ricciardi (maestro principal) e José Gustavo Julião Camargo (maestro assistente) atuam na direção artística, buscando a inovação dos repertórios com reconstrução de memória e exercícios de contemporaneidade, num contraponto entre antigo e novo, clássico e experimental, regional e cosmopolita. Além dos clássicos, a USP Filarmônica se dedica à música brasileira de todos os tempos, em conjunto com as pesquisas do NAP-Cipem do Departamento de Música da FFCLRP-USP. Apresenta-se regularmente em suas sedes em Ribeirão Preto e São Carlos, e todos os concertos e récitas de óperas são gratuitos e abertos ao público.

Mais informações: musica@ffclrp.usp.br