Teatro do Campus recebe a peça “Diana”, com o ator e dramaturgo Celso Frateschi

26/05/2022 - Publicado há 2 anos
Celso Frateschi na peça Diana – Foto: divulgação

Nesta sexta-feira (27/5), às 20h, o Teatro do Campus da USP em Ribeirão Preto recebe a peça Diana, com o ator, diretor e dramaturgo Celso Frateschi.  A história acontece na cidade de São Paulo, durante o final dos anos sessenta. É a saga de um professor de línguas de um colégio da periferia que, descrente e cansado das palavras das pessoas, prefere conversar com as coisas. Traído pela mulher, só dá crédito ao que dizem os inanimados. Sai de casa e se apaixona pela escultura Saindo do Banho, de Victor Brecheret, instalada no Largo do Arouche, à qual ele batiza de Diana. De repente, nosso “herói” é sequestrado por agentes da polícia, sendo confundido com um militante de esquerda. A peça se concentra nesse curto momento em que ele se encontra em um cativeiro, para ele um não lugar, onde busca entender o seu desentendimento. Em oito cenas curtas, ele repassa a sua vida e o seu fim.

O formulário para inscrição no evento está disponível aqui.

Ficha técnica:
texto e interpretação: Celso Frateschi
direção: Rudifran Pompeu
cenário e figurino: Sylvia Moreira
trilha sonora original: Demian Pinto
concepção de luz: Wagner Freire
direção de movimento: Vivien Buckup
coordenação de produção e gestão do projeto: Marlene Salgado
produção: Ágora Teatro

Encontro Cultura em Diálogo

A peça encerra o Encontro CULTURA em Diálogo, organizado pelos Grupos Coordenadores das Atividades de Cultura e Extensão (GCACEx) dos campi de São Carlos e Ribeirão Preto, o Centro Cultural da USP em São Carlos, o Teatro da USP (São Carlos e Ribeirão Preto), a Seção de Atividades Culturais de Ribeirão Preto e o Coral da USP (Ribeirão Preto e São Carlos), que aconteceu durante esta semana, de 23 a 27 de maio.

O objetivo do evento foi lançar um foco de luz nos setores culturais dos campi USP do interior do Estado, de modo a compreender melhor as suas formas de trabalho, necessidades estruturais e financeiras e redes de colaboração criadas ao longo dos anos nas cidades onde atuam.

O GrACEx e GCACEx têm a missão de fomentar a política de ação cultural e extensão universitária de seus campi, com base nas diretrizes estabelecidas pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Em consonância com essa missão, propõe-se – de forma inédita – com o Encontro Cultura em Diálogo, a realização de uma semana de ações culturais conjuntas, envolvendo mesas-redondas, conferências e encontros formativos com vistas a uma reflexão sobre ações e programas de cultura e extensão, além de apresentações artísticas, dirigidas às comunidades interna e externa.

Com informações da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP